Uma comitiva composta por lideranças políticas das regiões Noroeste e Alto Paranaíba e analistas do Sebrae Minas participou, de 20 a 24 de março, de uma missão técnica no estado do Paraná, com foco nas experiências em políticas públicas destinadas ao empreendedorismo, desenvolvimento econômico territorial, inovação e smart cities. Com visitas a Foz do Iguaçu e Curitiba, o grupo esteve no maior evento de cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo Curitiba.
A iniciativa do Sebrae Minas teve o objetivo de estimular os prefeitos a conhecerem as boas práticas aplicadas nas duas cidades.
“A ideia é envolver os gestores públicos, por meio de experiências bem-sucedidas, na melhoria dos ambientes de negócios e na promoção do desenvolvimento sustentável dos seus municípios. Afinal, cidades inteligentes são aquelas boas para viver e empreender”, salienta o gerente do Sebrae Minas na Regional Noroeste e Alto Paranaíba, Marcos Geraldo Alves.
Participaram da missão 18 prefeitos e demais lideranças dos municípios de: Arapuá; Arinos; Bonfinópolis de Minas; Cabeceira Grande; Carmo do Paranaíba; Chapada Gaúcha; Coromandel; Guarda-Mor; Guimarânia; Iraí de Minas; Morada Nova de Minas; Natalândia; Paracatu; Patos de Minas; Presidente Olegário; Santa Rosa da Serra; São Gonçalo do Abaeté; Tiros; e Varjão de Minas.
Também estiveram presentes a deputada estadual Ludimila Falcão, e representantes da Associação dos Municípios do Noroeste de Minas (AMNOR); da Associação dos Municípios da Microrregião Alto Paranaíba (AMAPAR); do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Paranaíba (CISALP); do Consórcio de Saúde e Desenvolvimento dos Vales do Noroeste de Minas (CONVALES); do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Alto Paranaíba (CISPAR); e do Consórcio Intermunicipal Região Integrada para o Desenvolvimento Sustentável (RIDES).
Foz do Iguaçu
Em Foz do Iguaçu, a comitiva foi recebida pelo prefeito Chico Brasileiro, que apresentou o Foz Desenvolve – programa voltado para o fortalecimento do ambiente de negócios e apoio aos empreendimentos. O grupo também conheceu o trabalho do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (CODEFOZ), criado para unir organizações públicas e privadas em torno de projetos sustentáveis, e a Central do Empreendedor de Foz do Iguaçu, iniciativa equivalente à Sala Mineira do Empreendedor.
A comitiva ainda aprofundou o conhecimento nas Temáticas Eixos do Centro de Empreendedorismo (CE.DNI), que contribui para a diversificação da economia de Foz do Iguaçu e região, e visitou o Parque Tecnológico Itaipu, que integra e transforma conhecimento e tecnologia em solução para o progresso da sociedade.
Ideias e soluções para as cidades
Na capital paranaense, o grupo de prefeitos mineiros participou do maior evento de cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo Curitiba. Criado em parceria com a Fira Barcelona, organizadora do principal Congresso Mundial de cidades inteligentes: o Smart City Expo World Congress. Em Curitiba, o evento reuniu especialistas de diversas áreas para compartilhar ideias e soluções sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades e seus cidadãos.
Por fim, a comitiva teve a oportunidade de se conectar com representantes da Knokcare, empresa portuguesa especialista em saúde digital. A partir do encontro, serão avaliadas as possibilidades de implementação da telemedicina na saúde pública do Noroeste e Alto Paranaíba.
Fonte e foto: Sebrae Minas