Ouça ao Vivo:

Patos de Minas avança na revitalização de microbacias com a construção de 464 barraginhas do Pronascentes

Segundo a coordenação do Pronascentes, serão construídos 464 bolsões e barraginhas distribuídos na microbacia do córrego Bom Sucesso

Com o objetivo de promover a recarga dos aquíferos, ampliar a infiltração das águas das chuvas e fortalecer a sustentabilidade dos recursos hídricos, está em execução pela Codevasf o projeto de construção de bolsões e barraginhas na microbacia do córrego Bom Sucesso, em Patos de Minas.

Essas pequenas bacias escavadas no solo têm a função de captar a água das chuvas (enxurradas) e permitir sua infiltração, contribuindo diretamente para a recarga do lençol freático. Esse processo é essencial para manter a umidade do solo, revitalizar nascentes e garantir a disponibilidade de água para a comunidade e para atividades rurais, mesmo em períodos de estiagem, além de prevenir o assoreamento das nascentes e córregos.

A iniciativa é resultado de um projeto elaborado em 2019 pelo Programa Pronascentes, desenvolvido pela Diretoria de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável. Na época, foi realizado o diagnóstico hidroambiental, que apontou a necessidade de proteção das nascentes e de melhoria da disponibilidade hídrica na microbacia. Em 2021, as principais nascentes receberam ações de cercamento, também com recursos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Segundo a coordenação do Pronascentes, serão construídos 464 bolsões e barraginhas distribuídos na microbacia do córrego Bom Sucesso. O excedente será destinado às microbacias adjacentes: córrego Catitu e córrego dos Macacos. Todos esses cursos d’água são afluentes do Ribeirão da Extrema, contribuinte da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

O projeto, elaborado em 2019, está atualmente na fase de execução das estruturas, com previsão de conclusão entre fevereiro e março de 2026. O Programa Socioambiental de Revitalização e Proteção das Microbacias das Bacias Hidrográficas dos rios Paranaíba e São Francisco — Pronascentes — foi instituído em Patos de Minas pela Lei 501/2015, com o objetivo de revitalizar áreas de recarga hídrica e prevenir a escassez de água. Desde então, tem desenvolvido ações essenciais para a preservação dos recursos hídricos da região.

Na primeira etapa, em 2019, foram mapeadas 74 nascentes da microbacia, identificando-se a necessidade de recuperação da mata ciliar. O Programa Municipal Pronascentes concluiu o cadastramento e diagnóstico hidroambiental dessas nascentes, manancial de abastecimento da comunidade, realizando ainda trabalho técnico de campo e sensibilização inicial dos produtores rurais.

Agora, em uma nova fase iniciada em 14 de outubro de 2025, o projeto avança com a construção das barraginhas e bolsões de captação de água no Distrito de Bom Sucesso, em Patos de Minas.

Fonte: Colmeia Patos Comunica

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui
<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>