Óleo pega fogo, mulher joga água na panela e causa pequena explosão na cozinha, em Patos de Minas

Apesar do susto, a jovem não sofreu ferimentos

Nesta segunda-feira (18/09), por volta das 17h, o Corpo de Bombeiros foi acionado por uma jovem para avaliar danos causados na cozinha de sua casa, após uma panela com óleo quente pegar fogo e a mesma jogar água no recipiente, o qual teve uma pequena explosão.

A equipe do Corpo de Bombeiros, foi até o local e verificou que acima do fogão, o forro de PVC, localizado a quase três metros de altura, ficou parcialmente derretido pelo calor da explosão. Além disso, tanto o fosso como parte da parede e até a lâmpada ficaram impregnadas pela fuligem.

Apesar do susto, a jovem não sofreu ferimentos, e os bombeiros a orientaram sobre a gravidade deste tipo de acidente, onde muitas pessoas sofrem graves queimaduras.

De acordo com os bombeiros a forma correta de agir nestas situações é:

• desligue a chama do fogão;
  • tampe a panela com uma tampa;
  • caso não tenha uma tampa, molhe um pano de prato, torça o mesmo para eliminar o excesso de água e estenda o pano sobre a boca da panela, cobrindo toda a sua área de contato com o ar. Feito isso, o fogo extingue-se sozinho;
  • jamais jogue água na panela.

O óleo em chamas reage violentamente com a água criando uma imensa bola de fogo que pode atingir quem jogou água, causando graves queimaduras além do risco de alastrar o incêndio para móveis, cortinas ou outros materiais próximos.