A obra de restauração da Igreja Matriz de Santana na comunidade de Santana de Patos, foi iniciada no mês de fevereiro. A presidente da Associação Cultural e Educacional Santa Terezinha (Acest), Aline Cardoso de Faria, conversou com o jornalismo da Rádio Clube98 e contou que a obra está sendo custeada com recursos advindos de campanhas realizadas pela paróquia e também por meio de um convênio firmado com a Prefeitura Municipal de Patos de Minas.
A Presidente da Acest classificou o andamento da obra, como muito positivo e afirmou que a expectativa de toda comunidade é muito grande, uma vez que a espera por essa restauração já durava 10 anos.
A previsão é que a restauração estrutural seja concluída no mês de julho, coincidindo com a data em que se celebra a festa da padroeira, Santana.
“É importante destacar que nessa primeira fase de obra, será feito a recuperação da estrutura do imóvel, permitindo que ele volte a ser aberto. Já a fase de embelezamento será feita em uma segunda etapa, sabemos que a igreja tem altares de madeira laterais, tem o altar-mor e essa parte tem um custo mais elevado, mas pode ser realizada com a igreja aberta, então a primeira fase a previsão é que termine em julho, a igreja deve ser reaberta e com a igreja aberta novamente, os altares deverão ser recuperados” explicou Aline Cardoso.
A restauração seguirá os mesmos padrões e características do imóvel que foi construído a aproximadamente 200 anos atrás, uma vez que o imóvel é tombado pela Prefeitura de Patos de Minas e existe uma proteção para preservar as características iniciais da construção.
Confira a entrevista na íntegra: