Na manhã desta quinta-feira (15/06), houve uma manifestação no Centro de Patos de Minas que marcou o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.
Participaram da manifestação, alunos da Escola Estadual Marcolino de Barros e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), que fizeram uma passeata pela avenida Getúlio Vargas e pela rua Major Gote, pedindo atenção para a causa e respeito aos idosos.
Para frisar mais sobre essa data, a equipe da Rádio Clube, conversou com a Delegada Tatiana Carvalho, da Polícia Civil de Patos de Minas, confira a entrevista:
O objetivo da data, segundo a Secretaria Especial dos Direitos Humanos, é
“criar uma consciência mundial, social e política, da existência da violência contra a pessoa idosa, além de, ao mesmo tempo, disseminar a ideia de não aceitá-la como normal.”
A ação teve o apoio dos seguintes órgãos: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Convivência da Terceira Idade, Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública e Governo de Minas Gerais.
Por: Morgana Martins
Entrevista: Denia Mota