Ouça ao Vivo:
Pesquisar
Close this search box.
Ouça ao Vivo:

Nutricionista indica cuidados para manter a qualidade dos alimentos no calor

A durabilidade de frutas, legumes e vegetais torna-se menor devido às altas temperaturas

As ondas de calor intenso que atingiu o Brasil no último mês, incluindo Patos de Minas, exige das pessoas uma séries de cuidados para não prejudicar a saúde, a alimentação é uma delas. A nutricionista e técnica em Bem-estar Social do Plantão Técnico da Emater-MG, Samira Tanure Fonseca, explica que a qualidades dos alimentos pode ser afetada pelas altas temperaturas.

Isso porque o calor é propício para a proliferação de micro-organismos, que podem causar diversos tipos de doenças. Portanto, em épocas muito quentes é preciso atenção redobrada no consumo de alimentos e de água.

Samira alerta que a durabilidade de frutas, legumes e vegetais torna-se menor devido às altas temperaturas, e que os alimentos devem ser preparados e servidos de imediato. Ela ainda explica que os cuidados de higiene são ainda mais necessários para evitar o surgimento de doenças gastrointestinais, por exemplo.

Após o consumo das refeições, a comida deve ser guardada imediatamente na geladeira. A sobra de alimentos resfriados deve ser totalmente reaquecida para ser consumida novamente. Mas se houver alguma mudança no aspecto ou odor do alimento, ele deve ser descartado.

Samira alerta ainda que nos dias de calor é melhor não consumir carnes ou outros alimentos de origem animal mal passados ou crus. E prefira grelhados do que os alimentos fritos.

“É importante evitar no calor alimentos muito manipulados, molhos condimentados, como maionese, que quando muito aquecidos causam proliferação de bactérias causadoras de diarreia, mal-estar e vômitos. Em vez de molho na salada, você pode fazer vinagrete ou por azeite, ou seja, substituições que são mais saudáveis e com menos risco de contaminação”, recomenda Samira.

As frutas e verduras devem ser bem lavadas, esfregando esses alimentos para retirar os resíduos orgânicos. Depois, é preciso deixa-las de molho por 15 minutos em água com cloro e enxaguar ao final.

Alimentação especial

Para quem se alimenta fora de casa, os cuidados devem ser redobrados. Fique atento à refrigeração e preparo do alimento.

Samira ressalta ainda que, com o calor intenso, as mudanças fisiológicas do corpo devem ser ajustadas a uma alimentação especial, preferindo alimentos de fácil digestão, como frutas, verduras, legumes e carnes magras. Além de manter a hidratação com água potável, sucos naturais e água de coco.

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui
<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>