A Cemig está concluindo um novo formato de conta de energia com o objetivo de facilitar, esclarecer e modernizar a experiência do consumidor. Essa iniciativa, que foi testada com usuários reais, representa um significativo progresso no compromisso da empresa com a melhoria constante de seus serviços e na comunicação transparente com seus clientes.
Os principais fundamentos da reestruturação incluem a diminuição da terminologia especializada, uma divisão mais evidente dos conteúdos e a inclusão de elementos visuais que auxiliam o cliente a encontrar rapidamente o que precisa. Além disso, a fatura agora apresenta um QR Code em destaque na parte superior, que simplifica o pagamento por meio do PIX.
A fim de assegurar que a nova versão satisfizesse as demandas genuínas dos usuários, a Cemig conduziu testes de usabilidade com um grupo de dez clientes em suas agências. Esses participantes foram solicitados a realizar determinadas atividades e a julgar fatores como a clareza das informações, a facilidade de navegação e as preferências estéticas. Os resultados obtidos tiveram um impacto significativo nas modificações finais do design.
Estimativa indica que a nova conta será enviada aos lares dos consumidores na primeira semana de janeiro de 2026.








