A troca de comando é um procedimento normal em corporações militares como na Polícia e Corpo de Bombeiros, principalmente quando há mudança de governo. Em Patos de Minas, o Tiro de Guerra 04-13 também está sob nova gestão. O Subtenente Carreira assumiu, em 9 de janeiro de 2023, o comando do TG, com o apoio do patense e também Subtenente J. Cardoso.
Em entrevista com o jornalismo do Sistema Clube, os militares falaram sobre o trabalho a ser realizado durante o ano com a turma ingressante, bem como novidades a serem colocadas em prática no âmbito do Tiro de Guerra de Patos de Minas.
Na oportunidade, o Subtenente Carreira explicou que o processo de seleção teve início em 2022, com o alistamento militar obrigatório. Já este ano, acontece a seleção complementar para a incorporação de 150 jovens como atiradores do Tiro de Guerra. Sobre as atividades desenvolvidas, o novo comandante do TG de Patos de Minas destacou que pretende continuar com os trabalhos realizados anteriormente.
“O trabalho do Tiro de Guerra funciona em uma parceria da prefeitura com o Exército brasileiro. A prefeitura subsidia com o apoio administrativo e as instalações, enquanto o Exército entra com o capital humano e intelectual, nós somos os detentores do conhecimento da parte militar”, afirma.
Os militares também falaram sobre a criação de uma associação de amigos e ex-integrantes do Tiro de Guerra, da qual não podem participar ativamente, mas podem prestar apoio por meio de disponibilização de espaço, por exemplo. Subtenente J. Cardoso pontuou que esse grupo poderia colaborar com o TG ministrando palestras e instruções voltadas para diversas áreas.
A realização de uma corrida para comemorar o aniversário do Tiro de Guerra de Patos de Minas também está entre as ideias propostas para 2023. Os militares esclareceram que a intenção é correr um metro por seguidor no perfil do TG, no Instagram, o que seria uma forma de aproximar a comunidade do que é desenvolvido pelos jovens e profissionais dentro do Exército no âmbito municipal.
Confira a entrevista na íntegra: