Ouça ao Vivo:

Novembro Azul: Urologista fala sobre cuidados com a saúde do homem e da prevenção contra o câncer de próstata

A reportagem da Rádio Clube98 conversou com o urologista Paulo Maurício Buso

Criada em 2003, na Austrália, a campanha do Novembro Azul é uma campanha internacional de conscientização e prevenção do câncer de próstata e busca orientar os homens a prevenir a doença, fazendo acompanhamento médico de rotina. Além disso, a campanha busca conscientizar a respeito da doença e os meios de detecção e tratamento.

A campanha chegou ao Brasil em 2011 e se estabeleceu como uma campanha que além de informar sobre a conscientização e prevenção do câncer de próstata, comunica também a importância de incentivar os homens a manterem um cuidado sobre a sua saúde.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil o câncer de próstata corresponde a 29% dos casos de câncer em homens. Por ano, há aproximadamente 66 mil novos casos da doença, que resultam em quase 16 mil mortes.

O exame mais comum para detecção do câncer de próstata, é o exame de sangue do antígeno prostático específico (PSA), usado principalmente para rastreamento do câncer de próstata em homens assintomáticos. Neste exame o nível de PSA no sangue é medido em unidades de nanogramas por mililitro (ng/ml). A chance de ter câncer de próstata aumenta à medida que o nível de PSA aumenta.

Outro exame para a detecção do câncer e o mais temido pelos homens é o “toque retal”, exame clínico que detecta alterações na próstata, como a presença de nódulos, endurecimentos ou quaisquer irregularidades. Apesar de desconfortável, o procedimento dura apenas alguns segundos. O médico insere um dedo no ânus, utilizando luva e lubrificante, e analisa a região por cerca de 10 segundos.

Ainda existe um grande tabu sobre a realização do toque retal, visto que muitos homens ainda vêm o exame como uma ameaça a sua masculinidade.

Em entrevista concedida a Rádio Clube98, o médico urologista Paulo Maurício Buso, alertou que o exame de toque retal deve ser realizado anualmente por todos os homens, a partir dos 50 anos e ressaltou a importância do exame:

“O exame de toque retal é um exame indispensável, embora tenhamos exames de laboratório muito sofisticados, o toque retal é uma arma muito importante para o diagnóstico. Existe esse tabu porque as pessoas fazem uma confusão de um simples exame físico, com alguma questão sexual, o que não tem nada a ver”, pontuou o médico.

Confira a entrevista completa com o médico urologista Paulo Maurício Buso:

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui
<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>