Neurocirurgião patense explica novidades no tratamento da enxaqueca e fala sobre o canabidiol como medicamento

Ele também esclareceu pontos sobre Patos de Minas enquanto polo regional de saúde
Foto: Amanda Marques

Nesta quarta-feira (08/03), os avanços da neurocirurgia na atualidade e quando ela deve ser aplicada estiveram entre os assuntos em destaque no DEBATE 98. O programa contou com a presença do médico neurocirurgião Dr. Talles Henrique Caixeta. O bate-papo também recebeu a participação de ouvintes da Rádio Clube 98.

O neurocirurgião começou explicando qual a atuação do médico dessa especialização e esclarecendo que existe uma diferença entre o profissional neurologista e o neurocirurgião. O médico disse que as cirurgias de ambas as especializações são realizadas em Patos de Minas, porém o município ainda não tem as complexidades exigidas para que elas sejam feitas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), permanecendo apenas no setor privado.

Dr. Talles ressaltou ainda que Patos de Minas é um polo regional de saúde. No entanto, ele pontuou que em certas áreas, como diagnóstico por imagem, esse destaque permanece no atendimento particular. Ele também chamou a atenção para a necessidade de levar ao conhecimento do público os pontos forte da saúde no município.

O uso de canabidiol na medicina também esteve em pauta no DEBATE 98. O neurocirurgião destacou que a substância “não é maconha, é um derivado dela”. Ele afirmou que tem esperança da aprovação do medicamento no saúde mas que, para isso, ele precisa passar por sólidos estudos científicos e aprovação em avaliações de segurança e qualidade.

Cefaleias, enxaquecas, sinusites e outros tipos de dores de cabeça também foram discutidos entre os membros da bancada e o convidado. “80% das pessoas tiveram, têm ou vão ter dor de cabeça; 25% das pessoas têm e 50% das mulheres podem ter enxaqueca”, aponta Dr. Talles. Ele explica ainda as possibilidades de prevenção e tratamento da cadeia inflamatória que resulta na enxaqueca, apontando também algumas novidades que inclusive já são aplicadas em Patos de Minas.

Confira o DEBATE 98: