Minas Gerais registra aumento no PIB no terceiro trimestre de 2023 comparado ao de 2022

O valor nominal foi 3,2% maior do que o registrado no mesmo trimestre em 2022

No terceiro trimestre de 2023, o Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais foi de R$ 257,8 bilhões, valor nominal 3,2% maior do que o registrado no mesmo trimestre em 2022 (R$ 249,9 bilhões).

O montante alcançado entre julho e setembro deste ano incluiu o valor adicionado das atividades da agricultura, pecuária e produção florestal (R$ 13,8 bilhões), das indústrias (R$ 75,0 bilhões) e dos serviços (R$ 141,6 bilhões), além dos impostos indiretos sobre produtos líquidos de subsídios, que adicionaram R$ 27,4 bilhões aos preços pagos pelos consumidores.

Na comparação com o segundo trimestre de 2023, a produção agropecuária (0,3%) e das atividades de serviços (0,6%) evoluíram positivamente.

Os números foram apresentados pela Fundação João Pinheiro (FJP) na quarta-feira (20/12), com a publicação oficial de informativo e anexo estatístico com detalhes dos resultados.

Considerando a média dos três primeiros trimestres de 2023, o PIB real da economia estadual ficou 3,2% acima do registrado para o mesmo período em 2022.

Na média dos últimos 12 meses considerados (outubro de 2022 a setembro de 2023), o PIB de Minas Gerais expandiu 2,6% em relação à média dos 12 meses anteriores (outubro de 2021 a setembro de 2022).

Na agropecuária, o menor peso da soja e do milho na passagem do segundo para o terceiro trimestre de 2023 foi compensado pela entrada da cana-de-açúcar, enquanto, na produção agrícola, previsões de aumentos de 37,6% na terceira safra de feijão, de 31,4% na terceira safra de batata-inglesa, e de 105,7% na safra de sorgo também contribuíram para o resultado agregado.

Nas indústrias de transformação, houve expansão da fabricação de produtos de alimentos, bebidas, fumo, de produtos de minerais não-metálicos, metalurgia e de produtos de metal (exceto máquinas e equipamentos) em comparação com o trimestre anterior.

Fonte: Fundação João Pinheiro