Meteorologista patense afirma que previsão do tempo aponta permanência de chuvas durante mês de fevereiro

Ele também explica como funcionam as chuvas convectivas, que iniciam neste momento
Foto: Amanda Marques

O mês de janeiro foi marcado por constantes chuvas, inclusive ocasionando na cheia do Rio Paranaíba, em Patos de Minas. Para entender o que diz a previsão do tempo em relação à possibilidade de chuvas na região para o mês de fevereiro, o jornalismo do portal Clube Notícia conversou com o meteorologista patense Adalberto Vieira.

Inicialmente, o meteorologista explicou que estamos vindo de um “sistema frontal de formação de chuva” que, na prática, é totalmente diferente do que vai começar a acontecer de agora em diante, no que tange o tipo de chuva.

“No sistema frontal, chove na região inteira quase que o dia todo, chuvas com o volume menor, mas com um tempo maior. O que vamos entrar agora, chamamos de sistema convectivo de chuvas. Elas são predominantes na parte da tarde, normalmente localizadas, não chovendo na região inteira, sendo de curta duração e alta intensidade”, explicou Adalberto.

Questionado se fevereiro ainda será um mês com muitas chuvas, Adalberto Vieira destacou que a previsão aponta sim. O meteorologista também alerta a população sobre imprevisibilidade quanto ao momento das preciptações neste “sistema convectivos de chuvas”.

“Eu posso falar com vocês, por exemplo, vai chover hoje às 18h, mas não tem como precisar exatamente onde essa chuva vai acontecer. Agora, como é uma chuva intensa, a gente tem que tomar um pouco de cuidado em relação às enxurradas. Questão de raios também, que acontecem bastante, a gente precisa tomar bastante cuidado”, ressaltou o meteorologista patense.

Confira a entrevista na íntegra: