Ouça ao Vivo:

Mesmo com prevenção e combate, áreas incendiadas aumentam em Minas

Este ano, até meados de outubro, mais de 21 mil hectares foram queimados no Estado. Impactos das mudanças climáticas foram debatidos em audiência na Assembleia.

Embora o governo estadual tenha ampliado as atividades de acompanhamento e combate a incêndios, foram queimados este ano, até o dia 15 de outubro, mais de 21 mil hectares, superando os 14,6 mil registrados no ano passado. Os números foram apresentados durante audiência pública da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na tarde desta quinta-feira (22/10/24).

Conforme o sub-comandante do Comando Especializado de Bombeiros, tenente-coronel Welter Alves das Chagas, desde 2019, o Estado conta com 17 Núcleos de Incêndio Florestal e 119 militares em todas as unidades. Com a expansão desse atendimento operacional, foi registrado um aumento de quase 90% das ocorrências.

Segundo o oficial, com a mensuração feita a partir de 2013, o ano 2021 foi o que apresentou a maior área queimada nesse período, com uma de mais de 125 mil hectares. Depois desse pico, nos anos seguintes, as terras devastadas diminuíram e voltaram a aumentar em 2024. Apesar de afirmar que cerca de 75% dos incêndios são extintos nas primeiras 24 horas, Chagas ponderou que o Comando não está satisfeito com esses números e que, embora o trabalho esteja sendo realizado, há mais por fazer.

De acordo com o subcomandante, há 95 unidades de conservação em Minas Gerais. Chagas explicou que a equipe trabalha com medidas de prevenção e combate a incêndios, valendo-se de dados. Mencionou a compra de veículos e outros equipamentos e a realização de cursos específicos para bombeiros, brigadistas e membros da sociedade civil. Ele reconheceu que essas ações são resultados de recursos estaduais e federais.

Fonte: Ascom/ALMG

Fotos: Ascom/12º BBM

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui
<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>