Ouça ao Vivo:

MEIs mineiros devem enviar Declaração Anual do Simples Nacional até 31 de maio

O atraso no pagamento das guias mensais pode acarretar até a perda dos benefícios previdenciários

Cerca de 1,6 milhão de Microempreendedores Individuais (MEI) mineiros devem enviar até o dia 31 de maio a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) para a Receita Federal. Os MEI que tiverem dúvidas sobre o preenchimento do documento podem buscar atendimento gratuito nas Agências de Atendimento do Sebrae em Minas Gerais ou em um dos parceiros da Rede Aqui tem Sebrae.

A DASN-SIMEI é a prestação de contas anual do faturamento do negócio. Nela, quem é MEI deve informar o valor total das vendas de produtos e da prestação de serviço efetuados (em dinheiro, cheque e/ou cartão) com ou sem emissão de notas fiscais no ano anterior e se teve empregado(a) no período.

Todos os MEI que se formalizaram até 31 de dezembro de 2022 deverão entregar a DASN-SIMEI. Em Minas Gerais são 1.654.079 empreendedores com essa obrigação.

“Vale lembrar que o atraso no pagamento das guias mensais pode acarretar até a perda dos benefícios previdenciários. Outra consequência, ao não enviar a declaração, é o impedimento de parcelar dívidas relativas ao período abrangido pela declaração, além de não conseguir emitir certidões negativas de débito junto à Receita Federal até quitar as dívidas tributárias”, afirma a analista do Sebrae Minas Viviane Soares.

Quem é MEI e não entregar a DASN não conseguirá emitir os boletos mensais – Documento de Arrecadação Simplificada (DAS) – e terá multa de no mínimo R$ 50, além de juros pelo atraso no pagamento dos tributos.

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui
<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>