Médico alerta para elevação do risco de desidratação para idosos durante forte calor

Além de buscar menos a hidratação, há mais dificuldade de diminuir a temperatura do corpo

Com a forte onda de calor que atinge boa parte do Brasil, uma faixa etária da população que fica mais vulnerável é a dos idosos. O principal risco está relacionado à desidratação, explicou o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), Leonardo Brando de Oliva.

Isso se deve ao mecanismo da sede, que envelhece à medida que o envelhecimento avança. Por isso, há a tendência de os idosos não sentirem sede, mesmo precisando de líquidos.

Por isso, se torna mais difícil buscar a hidratação, mesmo quando é oferecida, uma vez que os idosos não sentem sede. “Eles não têm um mecanismo que os jovens possuem, que sinaliza que é preciso se hidratar”, acentuou.

A seguir, o médico disse que, como o idoso não sente sede, uma forma de perceber se há desidratação ou não é na urina, tanto em termos de quantidade como de cor. “A urina que vai ficando escura é um sinal de desidratação e a gente precisa ter atenção com esse idoso que está com urina de coloração mais escurecida, para oferecer mais líquidos para ele”, pontuou.

Outro mecanismo que se altera com o passar do tempo é o sistema de regulação da temperatura corporal, como a sudorese.

Do mesmo modo, pode haver prejuízo na capacidade de o ser humano se vasodilatar para trocar calor. Esse mecanismo também pode estar prejudicado nos mais velhos. Ou seja, além de buscar menos a hidratação, há mais dificuldade de liberar o calor do corpo para o ambiente, ou seja, diminuir a temperatura do corpo.

Segundo o médico, isso pode fazer com que o nosso sistema funcione mal. É preciso que haja uma temperatura regulada para que todos os órgãos e sistemas funcionem bem. Então, no momento em que a temperatura aumenta, há a chance de alguma coisa não funcionar bem e o idoso acabar adoecendo.

Uma dica que o médico dá é oferecer líquidos saborizados o tempo todo, como uma água saborizada, água de coco, suco leve, chá gelado. São líquidos que podem facilitar a aceitação.

Outro ponto a se atentar é a exposição ao sol, em especial ao período de mais calor, entre às 10h e às 16h. Período este que não se deve realizar atividades físicas em que se produz calor no corpo.

Em relação ao traje, ele disse que os idosos devem usar roupas mais leves e adequadas para a temperatura.