O ministério da Educação (MEC) divulga nesta segunda-feira (13) o resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. O resultado do pedido de isenção pode ser conferido pelo Inep na Página do Participante.
A concessão da isenção não significa que o participante esteja inscrito no Enem. Todos que quiserem fazer as provas terão que se inscrever. Se não houver a inscrição dentro deste prazo, os estudantes não poderão participar do exame.
Que horas sai o resultado da isenção do Enem 2024?
O MEC não divulga qual o horário que o resultado será divulgado. O participante deve consultar a página do participante durante todo o dia para verificar a resposta da solicitação.
Minha isenção foi negada. E agora?
Se o estudante tiver sua isenção negada, a informação será dada por e-mail ou via SMS. O participante poderá recorrer para tentar que a gratuidade seja aceita.
O participante precisará anexar no site os documentos listados no Anexo I do edital de isenção para que o recurso seja analisado. É importante que o candidato observe em que categoria de isenção se encaixa para que providencie a documentação correta.
Se mesmo após o recurso a isenção for negada, o participante terá que pagar a taxa caso queira fazer o Enem.
O que acontece com os isentos que faltarem na prova?
Se o candidato conquistar a isenção no Enem 2024, mas não comparecer às provas e desejar se inscrever no Enem 2025, o estudante terá que justificar a ausência para ganhar a gratuidade novamente.
As justificativas também serão recebidas no mesmo período. Os participantes devem anexar os documentos na Página do Participante para que o Inep faça a avaliação. Serão aceitos atestados médicos, boletim de ocorrência e outros documentos oficiais. Autodeclarações não serão aceitas pelo instituto.