Mamoré comemora 75 anos neste dia do padroeiro da cidade de Patos de Minas

Júlio Macedo, no Bola na Rede, relembrou os principais feitos do Sapo
*

Aniversário do Mamoré nesta quinta, feriado em Patos de Minas, dia do padroeiro da cidade, Santo Antonio. O clube foi fundado em 13 de junho de 1949, portanto, chegando aos 75 anos. Hoje também é dia de se comemorar o 15º aniversário do Estádio Bernardo Rubinger de Queiroz.

O Mamoré iniciou suas atividades no antigo Estádio Waldomiro Pereira e são várias conquistas importantes como o primeiro título do campeonato oficial da Liga Patense de Desportos de 1956, a Copa Triângulo de 1962, com uma equipe inesquecível.

O retorno ao profissionalismo em 1990 foi promissora, com o acesso meteórico da terceira para a segunda divisão e desta para a divisão principal do futebol mineiro em 1992, uma proeza que embalou o Sapo nos anos 90. O título da Super Copa Minas Gerais em 1993, deixou o time no Módulo I, que recebeu em 1995, o seu primeiro trofeu de Campeão do Interior.

O início do século foi sinônimo de sucesso para o time esmeraldino, Campeão do Interior em 2001 e a vaga assegurada na Série C do mesmo ano. Em 2002 veio a Copa Sul-Minas e o Supercampeonato Mineiro.

Outro episódio de destaque foi a negociação envolvendo o Estádio Waldomiro Pereira, que provocou a paralisação das atividades do clube após o Campeonato do módulo II em 2006. O time só recomeçou em 2009, com a inauguração do novo Estádio Bernardo Rubinger. A primeira competição no novo palco teve impacto positivo. O Sapo conquistou o título da Terceirona de forma invicta.

Em 2014, a torcida comemorou a volta da agremiação ao Módulo I. No entanto, não conseguiu se firmar e veio um período de instabilidade, com a queda para o Módulo II e, depois, para a Segunda Divisão (Terceirona).

Superado o intervalo de incertezas, o Verdão Patense conquistou no ano passado o acesso ao Módulo II, dando a oportunidade da disputa pela 15ª vez, dessa divisão do futebol mineiro, agora, na temporada de 2024.

Especial

O programa Bola na Rede da Rádio Clube 98 relembrou nesta quinta, os principais capítulos destes 75 anos do Mamoré. Adamar Gomes e mais os comentaristas Elton Souza e Sólon Pereira receberam como convidado especial, o desportista e torcedor do Mamoré, Júlio Macedo, que foi presidente em algumas oportunidades, diretor, conselheiro e ex-atleta, tendo iniciado sua carreira em 1956 na equipe de “mamadeiras”.

Macedo relembrou grandes passagens do clube, antes chamado de “Periquito”, hoje “Sapo”, citando várias craques do passado, que encheram a alegria do torcedor alviverde.

O futebol tem suas histórias. Com o Mamoré não é diferente. E em datas assim, é sempre bom relembrar e valorizar o passado, base para o presente e o futuro. Parabéns ao presidente Marcelo Reis e toda sua diretoria, conselheiros, torcedores e adeptos do clube esmeraldino.  Parabéns Mamoré pelos 75 anos!

(Para quem não acompanhou o Bola na Rede, o programa encontra-se nas páginas da Rádio Clube 98, no Youtube e Facebook).

www.agesporte.com.br