Comerciantes denunciam venda clandestina de gás de cozinha em Patos de Minas

Nunca aceite botijões que estejam com o valor muito abaixo do mercado

Alguns empresários que tem depósitos de gás de cozinha procuraram a equipe do Clube Notícia para denunciar o crescimento do comércio ilegal de gás em Patos de Minas. Eles não quiseram se identificar por medo de represália.

Segundo um dos comerciantes, a atividade clandestina – além de não haver o devido pagamento de impostos – sem qualquer fiscalização, traz falta de segurança. Por isso, é tão importante conscientizar a população sobre os riscos e desvantagens da compra de botijões de gás ilegais, aqueles comercializados por revendedores não autorizados.

Abaixo a entrevista completa com um dos empresários:

Ainda de acordo com o comerciante, na maioria das vezes, o preço é o único critério considerado no ato da compra, com isso, certamente, o comércio clandestino acaba sendo a opção da maioria.

Por isso requer atenção os botijões com o valor muito abaixo do mercado, já que é um grande indício de que a venda é clandestina e, portanto, não oferece as garantias dadas pelas distribuidoras, que utilizam modernas técnicas e equipamentos para que o produto chegue seguro e com todos os itens de qualidade e segurança checados.

“Os vendedores clandestinos agem à luz do dia vendendo gás de cozinha de porta em porta. A situação está tomando um rumo sem qualquer controle ou fiscalização. As autoridades competentes têm que agir para garantir a população como também zelar pelo consumidor. Nós pagamos impostos, temos depósito credenciado, legalizado, pagamos todas as taxas. Nós estamos ficando reféns dessa prática, porque o preço que a gente coloca, eles colocam abaixo”, afirmou um dos denunciantes que conversou com nossa equipe.

Ainda de acordo com o empresário, Patos de Minas esta tomado por comerciantes vendendo gás clandestinamente, adquiridos por revendedoras, e esse comercio ilegal, eles não possuem alvará municipal, certificado da Agência Nacional do Petróleo (ANP) ou vistoria do Corpo de Bombeiros.