Ouça ao Vivo:

Lula inaugura fábrica de fertilizantes, em Serra do Salitre

A expectativa é que a nova unidade da Eurochem fabrique 500 mil toneladas de fertilizantes em 2024, contribuindo para reduzir a dependência do Brasil das importações do insumo

O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), esteve presente nesta quarta-feira (13), na inauguração do complexo de produção de fertilizantes fosfatados da Serra do Salitre. Esse é o maior projeto da subsidiária da AIM Capital, o grupo Eurochem, controlada da Linetrust PTC, fora do continente europeu e demandou investimentos de US$ 1 bilhão.

O evento contou ainda com a presença do Vice-Presidente, Geraldo Alckmin, o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira e o Governador de Minas, Romeu Zema.

A expectativa é que a nova unidade da Eurochem fabrique 500 mil toneladas de fertilizantes em 2024, contribuindo para reduzir a dependência do Brasil das importações do insumo.

Devido a invasão da Ucrânia pela Rússia, que é um grande produtor de fertilizantes, o mercado mundial dos insumos vem aumentando os preços e obrigando os países a buscarem alternativas para a aquisição dos produtos.

Precisou acontecer a guerra entre Rússia e Ucrânia para que despertasse outra vez em muita gente neste país a certeza de que o Brasil precisa ter fertilizante“, declarou o presidente em discurso.

Por que a gente não é pelo menos autossuficiente na produção dos fertilizantes que nós precisamos? Por que que tantas vezes se negou a esse país de ter as coisas que ele tem direito de ter e que um país soberano não pode abrir mão de ter. Não existe arma de guerra mais importante na face da Terra do que o alimento. É a sobrevivência de todas as espécies vivas do planeta“, completou Lula.

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui
<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>