O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), esteve presente nesta quarta-feira (13), na inauguração do complexo de produção de fertilizantes fosfatados da Serra do Salitre. Esse é o maior projeto da subsidiária da AIM Capital, o grupo Eurochem, controlada da Linetrust PTC, fora do continente europeu e demandou investimentos de US$ 1 bilhão.
O evento contou ainda com a presença do Vice-Presidente, Geraldo Alckmin, o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira e o Governador de Minas, Romeu Zema.
A expectativa é que a nova unidade da Eurochem fabrique 500 mil toneladas de fertilizantes em 2024, contribuindo para reduzir a dependência do Brasil das importações do insumo.
Devido a invasão da Ucrânia pela Rússia, que é um grande produtor de fertilizantes, o mercado mundial dos insumos vem aumentando os preços e obrigando os países a buscarem alternativas para a aquisição dos produtos.
“Precisou acontecer a guerra entre Rússia e Ucrânia para que despertasse outra vez em muita gente neste país a certeza de que o Brasil precisa ter fertilizante“, declarou o presidente em discurso.
“Por que a gente não é pelo menos autossuficiente na produção dos fertilizantes que nós precisamos? Por que que tantas vezes se negou a esse país de ter as coisas que ele tem direito de ter e que um país soberano não pode abrir mão de ter. Não existe arma de guerra mais importante na face da Terra do que o alimento. É a sobrevivência de todas as espécies vivas do planeta“, completou Lula.