Lugar de mulher é onde ela quiser: atleta patense conta trajetória até chegar em clube de futsal do estado do Paraná

Raphaela vai atuar na equipe de Pato Branco-PR.

O primeiro jogo da Seleção Brasileira de Futsal feminino, oficialmente convocada pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) aconteceu na cidade de Londrina-PR com o resultado de 13X05 para o Brasil e em Cornélio Procópio-PR com o placar de 10X2 para o Brasil. A partir dessa 1ª convocação em 2001, a seleção Brasileira foi convocada novamente em 2005 pela técnica Maria Cristina Oliveira da Ass. Sabesp de São Paulo, para amistosos com a Espanha, considerada, como no masculino, uma das melhores seleções do mundo.

Passo importante para a mulher ter ainda mais o direito de estar a onde ela quiser. E pensando nisso, encarando todo e qualquer desafio, Raphaela Prado atleta de 18 anos da FAF em Patos de Minas, será jogadora da importante equipe do Pato Branco que no estado do Paraná, dando um passo importante. Ela atua como goleiro e se destacou em campeonatos disputados no município, até quando a treinadora do time de Pato Branco esteve acompanhando e percebeu a qualidade da goleira patense e decidiu contar com ela em sua equipe.

Raphaela tem 18 anos e joga como goleira de futsal

Em entrevista a Rádio Clube98 Raphaela Prado contou mais sobre a sua história, o início difícil por ser mulher e os preconceitos enfrentados, “Iniciei no futsal com meus 7 anos, meu irmão me influenciou muito. Mas nunca tive muito essas oportunidades de estar jogando nas escolas, mas quando fui para o ABILIO CAIXETA DE QUEIROZ fui abraçada pelo professor Guilherme, que passei a treinar com os meninos, criamos nossa equipe de futsal feminino. Ganhamos títulos e fui para a FAF através da minha atual treinadora a Barbara. Eu jogava na linha e na FAF aceitei o desafio de jogar no gol, ser goleira. Hoje me sinto muito bem,” disse.

A atleta patense teve todo seu esforço reconhecido, quando em 2018 a treinadora Rafaela Nicoletti, que na época treinava o time do Leoas da Serra, esteve em Patos de Minas para um período de treinamento e da equipe da FAF, “Tivemos a oportunidade de ter a presença da treinadora, da Rafaela Nicoletti. Ela me observou muito e eu tinha 14 anos na época e recebi o convite de ir para a equipe dela, e acabei não indo devido à idade. Mas ela seguiu me acompanhando e após um campeonato disputado no Unipam, recebi novamente a proposta para fazer parte da equipe sub-20 e eu aceitei o desafio mesmo sabendo de toda a dificuldade de adaptação.” afirmou.

Goleira Raphaela ao fundo fazendo grande defesa durante um jogo.

Rapahela já viaja essa semana para o Paraná onde inicia assim a nova trajetória no futsal. A atleta patense no dia internacional da mulher deixou um recado as mulheres patense que tem o receio sobre tentar o esporte.

“Queria dizer a vocês mulheres que tem um sonho independente se é no esporte ou em outra área, busquem que no Futsal treinem, busquem sempre evoluir e jamais desistem porque nada é impossível quando agente quer e luta para que nossos sonhos aconteçam”