Moradores de Patos de Minas reclamam cada dia mais da ineficiência do serviço de coleta de lixo urbano na cidade, que hoje é feito pela empresa Conserbrás, vencedora da licitação feita pela Prefeitura Municipal de Patos de Minas desde o dia 16/10/24.
Sacos e mais sacos de lixo estão nas calçadas, em frente de residências e segundo moradores causam transtornos impedindo a locomoção segura. O mal cheiro também incomoda e há animais revirando o lixo, fazendo com que a sujeira se espalhe pela rua mais rápido.
O lixo nas ruas não só interfere na estética da cidade, mas principalmente, no meio ambiente, afetando a saúde e qualidade de vida da população, alegam. O acúmulo gera um local propício a vetores de doenças, como insetos, mosquitos e roedores, situação vivenciada por quem mora em vários bairros de Patos de Minas.
Além de tudo, quando o lixo é recolhido, alguns coletores sempre deixam resíduos para traz espalhados pelas calçadas e pelas ruas, como nas imagens de um vídeo que circula em redes sociais. O caso aconteceu na Avenida Brasil, próximo ao cruzamento da principal rua da cidade, a rua Major Gote.
Imagens abaixo são de vários pontos da cidade onde a coleta não está sendo feita.