Live alusiva ao Dia Mundial da Água abordou temas relevantes sobre recursos hídricos

Maiores cuidados com a água e tratamento de efluentes fizeram parte do painel de debates

Na manhã do dia 22 de março, data que celebra do Dia Mundial da Água, aconteceu a live ambiental realizada pelo Coletivo Local de Meio Ambiente de Patos de Minas (Colmeia Patos) em parcerias com instituição acadêmica e entidades ligadas ao meio ambiente. A programação cumpriu três horas de duração, com palestras, exibição de documentário e comentários dos participantes com questionamentos e perguntas aos debatedores.

A presidente do Colmeia Patos, Geize Soares Marques, fez a abertura oficial do evento que aconteceu de forma remota pela plataforma Teams, dando boas vindas aos participantes e apresentou os objetivos das atividades e a razão pela qual a data foi instituída pela ONU em 1992, para chamar a atenção das nações para uma maior conscientização para a preservação e maiores cuidados para esse bem finito: que é a Água.

A cada ano, um novo tema é escolhido e trabalhado durante dias e semanas, por ocasião das comemorações do Dia da Água. Em 2022, o tema é: “Segurança hídrica para a paz e o desenvolvimento”. A presidente do Colmeia falou um pouco sobre o tema deste ano e desejou que os eventos socioambientais nos próximos anos sejam realizados de forma presencial com a integração das escolas e participação da população em geral, com atividades em espaços abertos de Patos de Minas.

Antes das palestras previstas na programação, Geize Soares, convidou o escritor, jornalista e comunicador do Colmeia Patos, Civuca Costa, para a declamação do poema de sua autoria “O Lenhador” que aborda cenas sobre mau uso da água, a destruição dos rios e florestas. “Se não cuidar, tudo isso pode ficar só na lembrança. Mas ainda há esperança. Se no Dia da Água, com certeza. Houver maior consciência. E mais amor pela Natureza”, termina o texto poético de Civuca Costa.

Em seguida, foi passada a palavra para a primeira palestrante do dia, Djenaine de Souza (Docente na Universidade Federal de Uberlândia – UFU Patos de Minas, Pós-doutorada em química analítica pela USP e pela UFSCAR). A cientista deu uma verdadeira aula, abordando o tema: “Água de boa qualidade: estamos fazendo a nossa parte?” que focou assuntos que questionam a qualidade da água consumida e utilizada para muitas finalidades. Destacou a possibilidade de ocorrência e destino de produtos farmacêuticos, produtos de cuidados pessoais, presença de pesticidas e microplásticos nos sistemas de água, que podem afetar a saúde humana, tornando assim uma necessidade de intervenção oportuna. Djenaine manifestou ainda sobre as muitas pesquisas que os laboratórios da UFU têm desenvolvido nos últimos anos no município e região. A apresentação da docente contou com a colaboração da aluna de engenharia de produção, Lorranne Marins, que mostrou resultados importantes de pesquisas, que em muitos casos, registram a presença na água de metais pesados e produtos químicos, nocivos à saúde e elementos que podem causar doenças endócrinas.

O segundo palestrante foi Elton Dornelas (Técnico químico e Supervisor de tratamento de esgoto da Copasa/MG. Graduado em biomedicina e Pós-graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária), que apresentou dados e o manejo que fazem parte do tema exposto: “Tratamento de efluentes e sua importância na redução dos impactos ambientais”. Elton Dornelas apresentou as etapas do tratamento da água desde a coleta até a sua distribuição e o processo de coleta, tratamento e a destinação do lodo retirado da estações de tratamento de esgoto. O técnico exibiu ainda um pequeno vídeo de caráter educativo de produção própria, que mostra os pequenos detalhes, porém importantes ações que a população pode adotar no dia-a-dia para evitar muitos danos ambientais. Sobre o atual modo de destinação dos sedimentos retirados do tratamento de esgoto em Patos de Minas, ele frisou que um de seus projetos é reaproveitar todo o material do lodo processado e desidratado para ser aproveitado como insumos na agricultura, bem como a utilização dos gases queimados como energia e outras utilidades mais sustentáveis.

A live ambiental do Dia da Água 2022, contou também com exibição do documentário: “As águas que brotam do cerrado”, que mostra a riqueza dos aquíferos e recursos naturais presentes na abrangência do bioma cerrado, com a apresentação de relatos descritivos e fotográficos.

O encerramento da live ambiental organizada pelo Colmeia Patos, por ocasião do Dia Mundial da Água 2022, contou mais uma vez com a intervenção do vice-presidente do Coletivo Local de Meio Ambiente, Civuca Costa, que apresentou mais um poema de sua autoria para fechar a programação. Intitulado “Subterrâneos” o texto traz o extrato poético demonstrado no documentário exibido antes, sobre a importância das águas subterrâneas para a vida de rios importantes e bacias hidrográficas do Brasil e do continente sul americano.

Fonte: Ascom Colmeia Patos