A primeira fase do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) aconteceu no último 13 de novembro e, neste domingo (20/11), os jovens retornam aos locais de prova para finalizar a avaliação que ocorre em nível nacional. Em Patos de Minas, cerca de 3 mil inscritos, munidos de garrafa de água, barras de cereal, canetas esferográficas pretas, documento pessoal e algum nível de ansiedade, tiveram até às 13h para entrar onde o exame é aplicado este ano.
Em 2022, a prova foi aplicada em oito locais em Patos de Minas: Campus da FPM da Avenida JK; escolas Adelaide Maciel; Zama Maciel; Marcolino de Barros; Escola Normal; Cônego Getúlio; Guiomar de Melo; e Abner Afonso.
Como de costume, os portões foram abertos às 12h e ficaram abertos até às 13h, sendo que o exame em si começou a ser aplicado às 13h30. Diferentemente da primeira etapa, no segundo dia de prova, os estudantes têm até 18h30 para finalizar a avaliação – meia hora a menos.
Além disso, as áreas do conhecimento cobradas nas 90 questões deste domingo são:
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias, compostas pelas disciplinas de Química, Física e Biologia; e
- Matemática e suas Tecnologias, com questões de matemática.
Gabaritos e resultados
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), os gabaritos oficiais das provas objetivas devem ser divulgados até o terceiro dia útil após a realização das últimas avaliações, assim como os Cadernos de Questões. Ou seja, o estudante pode verificar como se saiu no exame a partir do dia 23 de novembro, na seção Provas e Gabaritos no portal do INEP.
Porém, os participantes que desejarem consultar gabaritos extraoficiais antes desse período podem sair do local de aplicação da prova com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término da avaliação.
O participante poderá ter acesso aos seus resultados individuais do ENEM 2022, em data a ser divulgada posteriormente, mediante acesso com login único na Página do Participante.
Os resultados individuais obtidos no ENEM podem ser utilizados para acesso à educação superior, no Brasil e em instituições de Portugal, e a programas governamentais de financiamento e apoio ao estudante. Sendo eles: SISU; FIES; ProUni; e ENEM Portugal.