Um jovem de 24 anos procurou a Polícia Militar relatando que havia sido vítima de roubo. Segundo ele, enquanto caminhava pela rua Vereador João Pacheco, em Patos de Minas, com o aparelho celular em mãos, foi abordado por dois homens e uma mulher. Um dos suspeitos, armado com uma faca, teria anunciado o roubo e levado seu celular.
Com base nas características repassadas pela suposta vítima, os policiais mostraram a foto de um suspeito, que foi reconhecido como um dos autores. Em contato com o suspeito, ele relatou uma versão diferente: segundo ele, encontrou o jovem próximo a um supermercado, momento em que o mesmo perguntou se ele conhecia alguma garota de programa. O jovem então saiu do local acompanhado de uma mulher, e ambos foram para uma pensão onde ele estava hospedado.
Após o programa, o jovem teria informado que não possuía dinheiro, oferecendo o celular como forma de pagamento. A versão foi confirmada pelos proprietários da pensão, que relataram que a vítima retirou o chip do aparelho antes de entregá-lo. O chip foi posteriormente localizado no bolso da camiseta do jovem, confirmando o ocorrido.
Câmeras de segurança próximas ao local não registraram nenhuma imagem que confirmasse a versão inicial de roubo. Uma testemunha também apresentou uma versão diferente dos fatos contados pelo jovem.
Posteriormente, o próprio jovem confirmou que esteve com uma mulher com a intenção de realizar um programa sexual e, por não ter dinheiro, entregou o celular como pagamento. A mulher não foi identificada.
Diante dos fatos, o jovem foi preso e conduzido à delegacia por falsa comunicação de crime.