Na manhã de 21 de setembro, por ocasião às comemorações alusivas ao Dia da Árvore, aconteceu uma ação ambiental na Fazenda Reserva Heitor. O evento contou com a presença de autoridades ligadas ao meio ambiente; gestores e técnicos de instituições escolares; representantes de conselhos ambientais; e alunos da Escola Municipal Gino André Barbosa, da comunidade de Posses do Chumbo.
A 15ª edição do Dia de Campo aconteceu mais uma vez em área sustentável da Fazenda Reserva Heitor, situada no povoado da Colônia Agrícola, próximo à região do Café Patense e Leal.
Os proprietários da fazenda, o casal Marcos Heitor e Sheila Veloso, recepcionaram os convidados com a mesma atenção, carinho e simpatia de sempre.
A abertura do evento foi realizada pela filha do casal, Mariana Heitor, que apresentou aos presentes o histórico de origem do projeto de recuperação de matas e nascentes, e informou sobre os objetivos das ações que vêm sendo implantadas desde 1994 para a recomposição da floresta e recuperação das águas da reserva que possui mais de 20 hectares de floresta preservada.
Em seguida, a presidente do Coletivo Local de Meio Ambiente (Colmeia Patos), Geize Soares, fez uma pequena palestra sobre meio ambiente e a importância das árvores para a vida das pessoas e desenvolveu uma dinâmica com os estudantes, intitulada “Árvore de Afetos” visando trabalhar os sentidos e sentimentos das crianças através da arte e de desenhos em folhas de papel e de palavras de afeto escritas em coraçõezinhos de papel.
Segundo, Geize Soares, o trabalho é feito com o objetivo de despertar nos estudantes práticas de integração com a natureza. “A Árvore de Afetos traz a simbologia e proporciona um momento em que cada criança possa se jogar em uma folha de papel kraft, o desenho de um corpo humano infantil e de forma coletiva as crianças vão colocando no corpo transformado em tronco, folhas e galhos, despertando a imaginação dos alunos que se tornam árvores e escrevem palavras de afetividade com inteira liberdade de escolha de cada um, no pedaço de papel. Ao desenvolver essa dinâmica, a gente buscou mostrar para cada criança o quanto é importante termos afeto pela natureza e com os recursos naturais”, destacou Geize Soares.
A ação ambiental Dia de Campo na Fazenda Reserva Heitor, além das atividades ambientais contou com a exposição de uma grande toalha de bordados confeccionados com dizeres e figuras alusivas ao meio ambiente dentro do Projeto Café com Bordado do Colmeia Patos, e o plantio de dezenas de mudas de árvores nativas e frutíferas em área da propriedade rural considerada uma empresa sustentável, inclusive a fazenda foi contemplada recentemente com o prêmio “Produtor Rural Sustentável”.
Fonte e fotos: Colmeia Patos