A patense Géssika Mendes Vieira, graduada no curso de Jornalismo do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) em 2013, foi coautora do livro “Educação, Formação e Desenvolvimento Profissional: Diálogos na Perspectiva da Teoria das Representações Sociais”, lançado recentemente.
A obra foi organizada pelas professoras Rejane Dias da Silva, Vânia Maria de Oliveira Vieira e Vera Lúcia Chalegre de Freitas. O livro apresenta reflexões acerca da contribuição da Teoria das Representações Sociais, expressa na profissionalidade docente, e foi produzido a partir das pesquisas debatidas no “III Seminário do GIERSE: Formação Docente e Cultura – Diálogos na Perspectiva da Teoria das Representações Sociais”.
Na oportunidade, a egressa Géssika Mendes desenvolveu o primeiro capítulo do livro, intitulado “A Teoria das Representações Sociais como Referencial Teórico-Metodológico para Pesquisas no Campo da Educação”.
Esse capítulo teve como objetivo auxiliar os pesquisadores, que trabalham ou que possuem a intenção de trabalhar futuramente, a utilizarem o referencial teórico-metodológico para subsidiar coletas e análises de dados com base nos estudos de Serge Moscovici, que utiliza métodos para observar, para analisar e para compreender o fenômeno do senso comum.
Os interessados poderão adquirir a obra no site da Editora CRV.