Indígena premiado dá aula aberta sobre “Direito, Arte e Natureza”, em Patos de Minas

Ele também realizou uma atividade de contação de história voltada para crianças

Nesta quarta-feira (16/08), aconteceu, no Pátio do Museu, dois encontros com Cristino Wapichana, que é um músico, compositor, cineasta e escritor indígena premiado.

Às 8h, na Biblioteca João XXIII, Cristino falou com as crianças a “Contação de Histórias: Ceuci, a mãe do Prato”.

Aos adultos, Cristino falou sobre vários assuntos, dentre eles o “Direito, Arte, Natureza: a semeadura da literatura indígena no Brasil”, além da mãe terra, o distanciamento que as pessoas estão dessa terra, o consumismo, entre outros.

Nossa esquipe falou com Cristino, que disse:

“Há uma distância enorme entre a sociedade brasileira dos povos indígenas. Isso é fato porque eles enxergam os povos indígenas com o olhar do político, de alguns autores de cinemas, ou aquele indígena folclórico, nós continuamos na quase batalha, 1.500, 1.600”.

Os eventos tiveram a coordenação-geral de Cristino Wapichana; gestão cultural de Eliene Oliveira; produção executiva de Coletivo Peleja, Daniel Gomes e Ciro Nunes; e apoio do prof. Antônio Cláudio – UFU.

Cristino Wapichana

Nasceu em Boa Vista, Roraima, em 1971. Seu livro A Boca da Noite foi traduzido para o idioma sueco e recebeu a Estrela de Prata do Prêmio Peter Pan, do International Board on Books for Young People, da Suécia.