Ouça ao Vivo:

Homem nú em surto psicótico mobiliza PM e Samu em Carmo do Paranaíba

Segundo o relato, ele é usuário de maconha e cocaína e, horas antes do ocorrido, a mãe havia gravado vídeos em que o jovem aparecia gritando sobre demônios no quintal de casa, antes de sair para as ruas de Carmo do Paranaíba.

Um homem de 24 anos em surto psicótico mobilizou equipes da Polícia Militar e do Samu na tarde de terça-feira (30), em Carmo do Paranaíba. Segundo a PM, ele estava completamente nu e portava uma barra de ferro, ameaçando pessoas que passavam pela rua.

Ainda conforme a corporação, ao perceber a aproximação das viaturas, o homem passou a gritar frases de cunho religioso, dizendo que estava sendo perseguido por espíritos malignos, e avançou de forma agressiva em direção aos policiais. Um policial tentou contê-lo com uma arma de incapacitação neuromuscular (taser), mas os primeiros disparos não atingiram o homem, que fugiu correndo pelas ruas do Centro da cidade. Com isso, foi solicitado apoio de outras equipes da Polícia Militar e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O cerco foi montado na Rua Capitão Francisco Antônio de Moraes. No local, de acordo com a PM, o homem voltou a investir contra os militares. Um policial efetuou um disparo de espingarda calibre 12 com munição de elastômero, atingindo o tórax do rapaz. Mesmo após o impacto, ele continuou alterado e mudou de direção, investindo contra uma terceira equipe que dava apoio à ação. Um segundo disparo de munição não letal também atingiu o tórax do homem.Um tenente conseguiu disparar novamente o taser, desta vez fixando dois dardos no corpo do indivíduo. A incapacitação neuromuscular permitiu que ele fosse contido e algemado.

Equipes do Samu realizaram o atendimento pré-hospitalar no local. Conforme o registro da ocorrência, o paciente apresentava quatro perfurações compatíveis com o uso de dispositivo de condução elétrica, um ferimento por arma branca na região torácica e lesões compatíveis com impactos de munição de elastômero no tórax, tanto na parte anterior quanto na posterior.

Após ser contido, ele foi submetido à contenção mecânica e medicado conforme protocolo para controle da agitação psicomotora, sendo encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para avaliação e tratamento médico. Após ser encaminhado ao hospital, o homem foi atendido pela equipe médica que retirou os dois dardos do taser e constatou hematomas provocados pelos disparos de balas de borracha. Em razão do grave quadro psíquico e da necessidade de estabilização clínica, ele permaneceu sedado e sob observação, aguardando os procedimentos necessários para transferência a um hospital psiquiátrico especializado.

Enquanto ainda estava na UPA, um irmão do homem compareceu para realizar a identificação e informou aos policiais que o familiar tem histórico de agressividade por ser praticante de artes marciais.
Segundo o relato, ele é usuário de maconha e cocaína e, horas antes do ocorrido, a mãe havia gravado vídeos em que o jovem aparecia gritando sobre demônios no quintal de casa, antes de sair para as ruas de Carmo do Paranaíba.

<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>