Homem é preso por injúria racial e por dirigir motoneta embriagado no bairro Céu Azul, em Patos de Minas

Ele teria dito a funcionário de um bar que "Eu não gosto de preto, odeio preto, sou preconceituoso e racista mesmo"

Na noite desta terça-feira (19/12), um homem, de 53 anos, foi preso em flagrante por injúria racial e embriaguez ao volante em Patos de Minas. O crime ocorreu em uma pamonharia na avenida Padre Antônio Dias, no bairro Jardim Céu Azul.

Segundo o boletim de ocorrência da Polícia Militar, a vítima, uma mulher de 29 anos, estava trabalhando no estabelecimento e ao se aproximar da mesa para fazer a limpeza, o suspeito proferiu as seguintes ofensas: “Eu não gosto de preto, odeio preto, sou preconceituoso e racista mesmo”.

A mulher, que é negra, ficou bastante abalada e começou a chorar. Outras pessoas que estavam no local presenciaram o crime e acionaram a polícia.

Ao chegar ao local, os policiais foram informados que o suspeito já havia deixado o local numa motoneta Honda/Biz. Testemunhas também disseram que o suspeito havia desrespeitado um cliente. Porém, este não quis representar contra o homem.

Durante o registro, o homem passou em frente ao bar na motoneta e sem capacete. Os policiais realizaram o acompanhamento e o abordaram na avenida JK.

O homem estava visivelmente embriagado, apresentando sinais como olhos avermelhados, andar cambaleante e hálito etílico. Ele recusou o teste do etilômetro.

O homem foi conduzido à delegacia, onde foi preso em flagrante.

Injúria racial é crime inafiançável

A Lei 14.532/2023, publicada em janeiro deste ano, equipara a injúria racial ao crime de racismo. Com isso, a pena tornou-se mais severa com reclusão de dois a cinco anos, além de multa, não cabe mais fiança e o crime é imprescritível.