Durante a operação Férias Seguras, uma denúncia relatou que um indivíduo estaria de posse de uma arma de fogo e praticando maus-tratos a animais no município de Presidente Olegário.
No endereço denunciado, já na calçada de entrada da residência, foi visualizada uma arara-canindé em um viveiro. Ao ser questionado, o morador afirmou que a arara era de sua propriedade, porém não possuía nenhuma documentação, alegando que a ave era dócil e bem cuidada.
Quando indagado sobre a existência de outros animais na residência, o homem informou que possuía algumas aves de estimação, especificamente pássaros belgas. Durante as buscas, foram encontrados aproximadamente 25 pássaros belgas, quatro calopsitas, três canários-da-terra e um papagaio, além de um alçapão.
Ao ser questionado sobre a posse de armas de fogo, o suspeito declarou possuir apenas uma garrucha. No local, foram apreendidas uma garrucha Rossi calibre .320, um coldre, 11 munições intactas de calibre .357, quatro munições deflagradas de calibre .357, 10 munições intactas de calibre .38 e 19 munições intactas de calibre .22.
Após nova pergunta sobre outras armas, o homem admitiu possuir uma espingarda, que foi localizada na residência: uma espingarda calibre .40 Full Choke Boito.
Indagado sobre a posse de outros materiais irregulares, o suspeito negou possuir qualquer item ilícito. No entanto, durante buscas na residência, foi encontrada uma caixa contendo 50 munições intactas de calibre .22 e 13 munições deflagradas do mesmo calibre.
Diante dos fatos, os animais e as gaiolas foram apreendidos, e os demais materiais foram encaminhados à Polícia Civil para as providências cabíveis.