Ouça ao Vivo:

Governo desmente fake news sobre fim da obrigatoriedade de autoescola para tirar CNH

A informação partiu de um site ligado ao universo rural e viralizou nas redes sociais. 

Circula na internet uma informação falsa de que a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não dependeria mais de aulas em Centros de Formação de Condutores (CFC), mais conhecidos como autoescolas). A informação partiu de um site ligado ao universo rural e viralizou nas redes sociais. 

Frente a essa fake news, o governo federal desmentiu a informação e garantiu que, para conseguir o documento, o condutor deve passar pelas aulas teóricas e práticas nas autoescolas. 

O governo esclarece que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o processo de habilitação e as normas relativas à aprendizagem serão regulamentados pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). “Por meio da Resolução CONTRAN nº 789, de 18 de junho de 2020, o Conselho Nacional de Trânsito consolidou as normas sobre o processo de formação de condutores de veículos. Essa norma prevê que a formação do condutor compreende a realização de curso teórico-técnico e de prática de direção veicular junto aos CFC. Após a conclusão do curso de formação, o candidato será submetido ao exame teórico-técnico e ao exame de Direção Veicular”, explica a Secretaria de Comunicação Social.

A notícia falsa tem como origem o Projeto de Lei 4474/20, do deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP), que torna facultativa a frequência em autoescolas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Há quatro anos o texto aguarda tramitação em comissões da Câmara dos Deputados. 

O texto é baseado no Projeto de Lei n° 6485, de 2019, da ex-senadora Kátia Abreu (PDT/TO). Este PL foi arquivado ao fim da legislatura da senadora, mas manteve sua tramitação ao ser abraçado por Kataguiri.

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui
<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>