Ouça ao Vivo:

Governo amplia prazo para aposentados solicitarem devolução de descontos indevidos no INSS

Após o envio, a entidade associativa tem até 15 dias úteis para apresentar resposta
Foto: Google / Ilustração
O Governo Federal anunciou a prorrogação, até 14 de fevereiro de 2026, do prazo para aposentados e pensionistas solicitarem ressarcimento de descontos indevidos realizados em benefícios do INSS. O encerramento do prazo estava inicialmente previsto para esta sexta-feira (14).
A informação foi confirmada pelo deputado Paulo Pimenta (PT-RS) durante sessão da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS. A portaria oficializando a alteração deve ser publicada nesta terça-feira (11) pelo ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz.
De acordo com Pimenta, 3,7 milhões de beneficiários já receberam a devolução, somando cerca de R$ 2,5 bilhões. Contudo, o governo estima que ainda existam 4,8 milhões de pessoas prejudicadas pela fraude.
O esquema veio à tona após a Operação Sem Desconto, conduzida pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU), que identificou irregularidades em Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) entre o INSS e entidades associativas.
A CPMI investiga os descontos ilegais desde junho. Nesta segunda-feira (10), o empresário Igor Dias Delecrode, apontado como responsável por desenvolver um sistema de falsificação de assinaturas e biometria digital, permaneceu em silêncio durante depoimento e teve o celular apreendido.
Como solicitar o ressarcimento
A contestação pode ser feita por três canais oficiais:
  • Aplicativo ou site Meu INSS;
  • Central telefônica 135;
  • Agências dos Correios.
Passo a passo pelo Meu INSS (app ou site):
  1. Acesse com CPF e senha do Gov.br;
  2. Selecione o serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”;
  3. Clique em “Não autorizei o desconto” para registrar a contestação.
Após o envio, a entidade associativa tem até 15 dias úteis para apresentar resposta.
Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui
<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>