A equipe de comunicação da Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas informou nesta segunda-feira (06/6) que recebeu algumas mensagens relatando que indivíduos desconhecidos estariam utilizando o nome da unidade hospitalar para aplicar golpes.
Os golpistas estariam se passando por colaboradores da Santa Casa de Misericórdia para fazer cobranças indevidas. Situação parecida já havia sido registrada anteriormente no mês de julho.
A assessoria de comunicação da Santa Casa alerta que a instituição é 100% SUS, portanto o paciente não paga em nenhum momento pelo atendimento realizado.
Caso receba este tipo de cobrança por ligação ou mensagem é importante formalizar a denúncia para evitar que a tentativa de golpe seja aplicada em outras pessoas.
Na oportunidade a instituição ainda explicou nas redes sociais que a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) estabelece regras sobre coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais, impondo mais proteção e penalidades para o não cumprimento. Sendo assim a Santa Casa de Misericórdia afirma que tem o mais absoluto sigilo nos dados de seus pacientes e que não mantém contato telefônico e não autoriza ninguém a falar em nome da instituição.