Ouça ao Vivo:

Feirão de Empregos conecta trabalhadores a mais de 10 mil oportunidades em Minas Gerais

O Feirão de Empregos integra uma estratégia mais ampla da Sedese para incentivar a qualificação profissional, ampliar a empregabilidade e estimular a geração de renda em todo o estado. Entre os programas desenvolvidos pela secretaria estão o Minas Forma, voltado à capacitação gratuita, o Trajeto Moda, direcionado ao empreendedorismo feminino, e o Contrata MG, plataforma digital que conecta empresas e trabalhadores em diversas regiões de Minas Gerais.
foto: Agência Minas

Mais de 10 mil vagas de trabalho, dezenas de empresas recrutando em um único espaço e milhares de candidatos em busca de uma oportunidade marcaram a quarta edição do Feirão de Empregos promovido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). O evento, realizado em Belo Horizonte, reuniu mais de 50 empresas dos setores de comércio, serviços e construção civil, reforçando a política estadual de geração de emprego e renda.

Além das entrevistas de emprego, o feirão ofereceu uma série de serviços gratuitos voltados à empregabilidade. Os participantes tiveram acesso ao cadastro e orientação do Sistema Nacional de Emprego (Sine), apoio para emissão da Carteira de Trabalho Digital, solicitação do Seguro-Desemprego, divulgação de cursos de qualificação profissional e orientação para elaboração e atualização de currículos.

Uma das novidades desta edição foi um espaço dedicado à criação e atualização de perfis no LinkedIn. A iniciativa buscou fortalecer a presença digital dos candidatos, ampliando as possibilidades de recrutamento e facilitando o contato entre trabalhadores e empregadores.

O governador de Minas Gerais, Mateus Simões, destacou que iniciativas como o Feirão de Empregos contribuem diretamente para o desenvolvimento econômico e social do estado. Segundo ele, Minas já ultrapassou a marca de um milhão de empregos formais gerados desde 2019, resultado de políticas voltadas ao fortalecimento da economia e à criação de oportunidades.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Marcelo Couto Dias, ressaltou que o trabalho representa um importante instrumento de transformação social e promoção da autonomia das famílias. Segundo ele, o objetivo do feirão é aproximar quem procura emprego das empresas que necessitam contratar, ampliando o acesso ao mercado de trabalho e fortalecendo a inclusão produtiva.

Ao longo do dia, centenas de trabalhadores participaram dos processos seletivos em busca do primeiro emprego, da recolocação profissional ou de novas oportunidades de crescimento. O evento também contou com instituições parceiras voltadas ao programa Jovem Aprendiz e outras iniciativas de capacitação profissional, ampliando as alternativas para jovens e trabalhadores de diferentes perfis.

O Feirão de Empregos integra uma estratégia mais ampla da Sedese para incentivar a qualificação profissional, ampliar a empregabilidade e estimular a geração de renda em todo o estado. Entre os programas desenvolvidos pela secretaria estão o Minas Forma, voltado à capacitação gratuita, o Trajeto Moda, direcionado ao empreendedorismo feminino, e o Contrata MG, plataforma digital que conecta empresas e trabalhadores em diversas regiões de Minas Gerais.

<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>