Feira de Educação Empreendedora reúne 1,5 mil estudantes em Patos de Minas

Com parceria do Sebrae Minas, evento mobilizou escolas públicas do município

Cerca de 1,5 mil estudantes participaram da Feira de Educação Empreendedora e Cooperativismo de Patos de Minas, realizada no último sábado (18/11). A ação reuniu alunos e professores do Ensino Médio e Fundamental 2, de 25 escolas públicas da cidade, além de estudantes do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) da Escola do Sebrae. O evento marcou a apresentação dos projetos pedagógicos de empreendedorismo desenvolvidos nas instituições de ensino no segundo semestre de 2023.

A iniciativa foi do Comitê Gestor de Educação Empreendedora e Cooperativismo composta pelo Sebrae Minas, Unipam/Fepam, Sicoob Credicopa, Secretaria Municipal de Educação de Patos de Minas e Superintendência Regional de Ensino.

“A Feira de Educação é o momento para celebrarmos o trabalho realizado nas escolas para fomentar e desenvolver o espírito empreendedor e cooperativista”, explica o reitor do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam), Henrique Carivaldo.

Durante a ação, os estudantes expuseram e comercializaram seus produtos e serviços simulando a criação de um negócio.

“A feira coroa a jornada iniciada, em julho deste ano, com a capacitação dos professores para que eles pudessem multiplicar a temática em sala de aula”, destaca a analista do Sebrae Minas Jéssica Viana.

Segundo ela, a proposta tem o objetivo de preparar os jovens para o mercado de trabalho e para os desafios da vida adulta, estimulando o comportamento empreendedor em cada estudante.

Para o presidente da Fepam, Paulo Hartmann, o fato de o evento envolver praticamente todas as escolas da cidade, contribui para uma capacitação mais completa dos jovens.

“A universidade ofereceu todo o suporte necessário para que alunos e professores pudessem desenvolver os projetos, de maneira criativa e inovadora, mostrando que estamos no caminho certo de formar os empreendedores do futuro”, ressalta.

Estudantes empreendedores

Um dos destaques entre os trabalhos apresentados durante a Feira de Educação Empreendedora e Cooperativismo foi o projeto da Escola Estadual Zama Maciel. A partir de lixo eletrônico, os estudantes criaram uma impressora 3D que utiliza plástico de garrafa pet para imprimir os produtos.

“O maior impacto no meio ambiente, hoje, são as garrafas plásticas. A ideia surgiu para solucionar um problema tão latente do cotidiano da sociedade moderna”, explica o estudante Matheus Alves Sousa, do 2º ano do Ensino Médio.

Também estiveram na feira alunos do curso técnico de Administração do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ), que levaram bolos caseiros para serem vendidos, junto com uma oração. De acordo com o professor Ítalo Pacheco os jovens trabalharam todos os pontos do empreendedorismo, desde a concepção de ideia até o aprimoramento do produto final, que, além de saboroso, transmite afeto.

Fonte e foto: Sebrae Minas