De acordo com familiares, José Mendonça havia sofrido um infarto na semana passada, fez cateterismo e colocação de stent. Depois de dois dias passou pelo mesmo procedimento que já estava programado. Ele teve alta dia 14 de julho e estava em casa sendo assistido ela neta Rafaela que é médica. Segundo a família faleceu dormindo.
José Mendonça tinha 91 anos de idade e foi uma das pessoas de maior influência na história política de Patos de Minas e região, José Mendonça de Morais que foi Deputado Federal e Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais.
José Mendonça, deixa a esposa Lourdes Mendonça, filhos. Ele nasceu na Fazenda de seus pais, na beira do rio Borrachudo no município de Tiros. Filho de Francisco Justiniano de Mendonça conhecido popularmente, Zico Mendonça e Augusta Cândida de Morais. Foi candeeiro de bois dos 5 anos aos 9 anos, quando perdeu seu pai. Estudou o curso primário em São Gonçalo do Abaeté e fez o ginásio em São João Del Rey com os Salesianos. Estudou filosofia e teologia no Seminário de Mariana. Foi advogado militante desde 1959, pela UFMG, e especialista na área criminalística e tributária. José Mendonça também foi empresário agropecuarista, defensor do meio ambiente e atuou ainda como palestrante e conferencista.
Bastante conhecido pelo lado político, sendo Prefeito de São Gonçalo do Abaeté de 1963 a 1967, Deputado Federal eleito em 1982 e Deputado Constituinte em 1987 e 1988. Foi Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, de 1988 a 1990. Foi também Secretário Municipal de Governo na Prefeitura de Patos de Minas em 2005. Pela literatura, publicou quatro livros sobre suas atividades parlamentares e um sobre a sua vida, chamado “Relatos de uma Vida”. Por esse motivo, em 2019 recebeu o troféu “Mérito Literário Leão de Formosa” das mãos do então prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves.
As homenagens de despedida acontecem na funerária Bom Pastor até as 16:00 horas, logo após, sairá pra sepultamento no cemitério Santa Cruz.