O hemonúcleo de Patos de Minas pede pela solidariedade da população. Atualmente, o centro passa por uma grave situação, o desabastecimento de vários tipos sanguíneos, principalmente o sangue O negativo, que já se encontra praticamente zerado no estoque do hemocentro. Segundo informações repassadas ao Clube Notícia, “todo pouco de sangue que entra já sai“.
Outros tipos sanguíneos já se encontram em situação crítica; são os casos dos sangues O positivo, A negativo e B negativo. Já os tipos A positivo e B positivo estão em situação de alerta. O hemocentro reforça o seu pedido para que antigos doadores que não doam há algum tempo retomem as suas doações e faz um convite para que novos doadores possam ajudar o próximo.
Doar sangue é fácil e seguro. O material utilizado é descartável e o volume de sangue colhido não vai fazer falta, pois o organismo se encarrega, rapidamente, da reposição. Em uma única doação são coletados no máximo 450 mililitros de sangue. Não importa o seu tipo sanguíneo, todas as doações são valiosas e essenciais para o funcionamento dos serviços de saúde.
Os interessados podem agendar a doação pelo site https://www.mg.gov.br/agendamento_servico/doacao-de-sangue ou, caso não consigam se inscrever, podem ir à unidade da Fundação Hemominas, que fica na Rua Major Gote, 1255, no Centro, ao lado do Hospital Regional.
Para doar sangue, é necessário:
- Ter e estar com boa saúde;
- Ter entre 16 e 69 anos de idade. Jovens de 16 e 17 anos podem doar acompanhados pelo responsável legal, que deverá apresentar um documento de identidade e assinar a autorização no local de doação. Se desacompanhado, o jovem deverá apresentar os seguintes documentos do responsável legal: autorização preenchida e assinada (modelo disponível no site www.hemominas.mg.gov.br) e a fotocópia do mesmo documento de identidade constante na autorização. A partir de 61 anos, o candidato à doação precisa comprovar a realização de pelo menos uma doação anterior;
- Pesar mais de 50 kg;
- Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade;
- Não ter sido exposto a situação de risco acrescido para infecções sexualmente transmissíveis (IST);
- Não ter sido submetido a exame de endoscopia ou broncoscopia nos últimos 6 meses;
- Não ter feito tatuagem nos últimos 6 meses. Caso não seja possível determinar se as condições de segurança foram adequadas, apto após 12 meses;
- Ter dormido bem na noite anterior à doação;
- Alimentar-se antes da doação pela manhã. Se for doar após o almoço, dar um intervalo de 3 horas;
- Outras condições e restrições para doar podem ser consultadas no site: www.hemominas.mg.gov.br.







