Guardando uma parte importante da história de Patos de Minas, o Memorial Senador Arlindo Porto é um espaço público que recebe todos os interessados em conhecer um pouco mais da cultura e história da capital nacional do milho, além, é claro, de conhecer a vida de uma das maiores figuras políticas da cidade.
A equipe da Rádio Clube 98 teve o privilégio de ser recepcionada pelo próprio Arlindo Porto, que ao longo da visita contou sua história com o auxílio do imenso acervo.
O espaço foi pensado por Maria Coeli, esposa de Arlindo, que ficou responsável por montar o acervo que conta com 914 objetos, incluindo medalhas, diplomas, premiações e placas, além de vídeos e mais de 5.000 fotos da vida pública do ex-senador.
Arlindo Porto Neto foi Prefeito de Patos de Minas (1983-1988), Vice-governador de Minas Gerais (1991-1994), Senador da República (1995-2003) e Ministro da Agricultura do Brasil durante o Governo de Fernando Henrique Cardoso (1996-1998). Uma história de grandes conquistas que são contadas pelos diversos painéis em exposição.
O memorial ainda contempla a vida de Arlindo antes de entrar para a vida pública, quando ainda morava em Areado, distrito de Patos, onde nasceu e começou a trabalhar aos 16 anos, saindo da região rural rumo à área urbana, para levar latas de leite.
O Memorial do Senador Arlindo Porto fica na Avenida Fátima Porto, número 2.319, e está aberto para visitação de segunda a sexta, de 12h às 18h30.
Confira a entrevista com o Ex-senador Arlindo Porto: