Nossas Rádios:

Equipe do Arquivo Público Mineiro ministra oficina de conservação de documentos em Patos de Minas

A formação aconteceu nos dias 10 e 11 de fevereiro.

A Diretoria de Igualdade Racial, Memória e Patrimônio Cultural (Dimep) recebeu a equipe do Arquivo Público Mineiro (APM) e da diretoria da Superintendência de Bibliotecas, Museus, Arquivo Público e Equipamentos Culturais (SBMAE) da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), para realização de oficina de capacitação em Conservação de Documentos. Participaram da formação, que aconteceu nos dias 10 e 11 de fevereiro, servidores da própria Dimep, do Museu de Patos de Minas, do Arquivo Histórico, do Arquivo Central e da Biblioteca João XXIII.

A proposta, que foi teórica e prática, contemplou a apresentação das atividades do Núcleo de Conservação de Documentos da diretoria do APM, suas atribuições e áreas de atuação. Também foram abordadas as características do papel, sua composição e principais causas de deterioração; formas de acondicionamento de documentos (exemplos de caixas, pacotilhas, envelopes) e práticas de higienização (exemplos de higienização mecânica).

O curso foi ministrado pela coordenadora do Núcleo de Conservação de Documentos, Diane Almeida, e mediado pela assessora dos arquivos públicos e acervos arquivísticos dos municípios de Minas Gerais, Flávia Figueirêdo, ambas servidoras do APM. Para Flávia, o encontro foi bastante construtivo não somente pela lida direta com o acervo documental de Patos, mas pelo estabelecimento de uma relação bastante colaborativa entre o estado de Minas Gerais e a cidade. “A experiência de imersão no arquivo dentro da comoção cultural e histórica é muito importante para nossas práticas junto aos municípios”, afirmou a assessora dos arquivos públicos. 

A oficina possibilitou outras perspectivas por parte de quem lida com a conservação do acervo documental. “A formação proporcionou-me um novo olhar sobre os documentos e suas formas de proteção. A partir de agora, procuraremos instituir uma rotina de trabalho mais eficiente e segura dentro do arquivo”, comentou o servidor Geenes Alves que participou da oficina no primeiro dia.

<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>