Aconteceu, na manhã desta quarta-feira (31/08), a reinauguração da Praça Antônio Dias. A revitalização do local foi realizada pela agência local do Sicredi Integração Rota das Terras RS/MG como parte do programa Viva Patos. Iniciativa esta que visa a preservação e conservação de locais públicos da cidade.
Adair Luciano Willig, gerente de Desenvolvimento do Sicredi, conversou com a reportagem do Portal Clube Notícia sobre a revitalização da praça. Ele destaca que o programa Viva Patos “vem muito ao encontro do que o Sicredi preza, do que está na raiz e no propósito da empresa, que é o bem estar da comunidade em que ela está inserida”.
“Já temos diversos relatos de moradores e da comunidade em geral, da satisfação que as pessoas têm de poder conviver em um espaço público tão bonito, como ficou essa praça”, afirma Adair.
Ele pontua, ainda, que a responsabilidade de manter e cuidar do espaço também é da população de Patos de Minas. “Tivemos alguns acidentes nesse meio tempo, algumas depredações. Infelizmente, isso acontece. Mas o Sicredi adotou e vai cuidar dessa praça e eu peço o apoio de toda a comunidade para zelar dela, para nós sempre termos um espaço tão bonito quanto ela ficou “.
Programa Viva Patos
A reinauguração da Praça Antônio Dias, pelo Sicredi, faz parte do programa Viva Patos, no qual empresas fazem uma parceria com a Prefeitura de Patos de Minas para revitalizar espaços públicos da cidade.
Dentre outros locais abrangidos pelo programa estão: a Lagoa Grande, adotada pela Unimed; a Praça do Rosário, pelo Sicoob Credipatos; a Praça Abner Afonso/dos Boiadeiros, pelo Sicoob Credicopa; o Parque do Mocambo, pela Credipatos e pelo UNIPAM; a Lagoinha, pelo UNIPAM.
Segundo o prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, “não se trata de terceirizar a responsabilidade, passar tudo para a iniciativa privada, mas é uma parceria. Nós jamais conseguiremos transformar todos os espaços públicos de Patos em jardins maravilhosos somente com a força da Prefeitura, que é limitada”.
Para a execução das obras de revitalização, alguns locais podem ter restrição de circulação ou ter áreas isoladas. Como é o caso da Lagoa Grande, adotada pela Unimed. Por meio de comunicado, a Prefeitura Municipal avisou que as áreas de convivência desse espaço público (parquinho e academia) serão isoladas por aproximadamente 40 dias. A expectativa é que a obra seja entregue em até cinco meses.