No Dia do Médico, comemorado na última terça-feira (18/10), a Associação Médica Regional de Patos de Minas (AMRPM) outorgou a Medalha Mérito Médico “Dr. Carlos Martins” ao pneumologista Dr. Giovanni Roncalli Caixeta Ribeiro, escolhido como homenageado do ano. No dia 18 de outubro também é celebrado pela igreja católica, o dia de São Lucas, o Evangelista, o padroeiro dos médicos e dos pintores.
A solenidade foi realizada na sede da AMRPM e foi presidida pela Dra. Nara Regina Nunes Vieira, contando com diversas autoridades e profissionais atuantes em Patos de Minas e região.
Em um noite repleta de emoção, diversos amigos e colegas do homenageado demonstraram a importância e a representatividade da homenagem ao pneumologista patense.
Em entrevista para o portal Clube Notícia, o médico Dr. Ricardo Azevedo destacou que o evento foi “um momento para reverenciar aos bons profissionais, as pessoas que se destacam em sua profissão e o Giovanni é exemplo disso. Giovanni Roncalli é uma pessoa ímpar, um amigo dileto e um profissional excelente. Não só por sua competência de técnica mas, principalmente, pela sua humanidade, pelo seu caráter e sua retidão.”
O médico homenageado também conversou com o jornalismo do Sistema Clube e demonstrou a honra de receber a Medalha Mérito Médico “Dr. Carlos Martins”.
“A gente que acompanhou a trajetória do Dr. Carlos, desde criança, tendo sempre nele uma figura de um médico muito humano. E receber uma homenagem hoje, que perpetua a memória dele por ocasião do dia do médico, me deixa de fato muito honrado. A tradição de homenagear um colega médico por ocasião do Dia de São Lucas na Associação Médica de Patos de Minas já é muito antiga e a gente passa a fazer parte de um grupo seleto de colegas que prestaram serviço para a cidade e são reconhecidos por isso. A gente fica muito feliz com a oportunidade que Deus nos dá de oferecer os nossos serviços aos nossos pacientes (…) quando isso vem acompanhado de um reconhecimento dos nossos pares, como é o caso dessa homenagem conferida pela Associação Médica de Minas, é um motivo de alegria e de orgulho muito grande”, concluiu o médico.