Ouça ao Vivo:

Em entrevista ao Sistema Clube, diretor detalha inscrições abertas para a EJA no CESEC de Patos de Minas

Com matrícula contínua durante todo o ano, instituição oferece ensino semipresencial e flexível para conclusão rápida do Ensino Fundamental e Médio.

O Centro Estadual de Educação Continuada (CESEC) Ordalina Vieira Roriz da Costa, em Patos de Minas, está com inscrições abertas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em entrevista exclusiva concedida ao Sistema Clube, o diretor da instituição, Júlio de Assis, explicou como funciona o modelo de ensino, que é totalmente gratuito, mantido pelo Governo do Estado de Minas Gerais e possui certificado válido em todo o país.

A oportunidade é voltada tanto para quem não concluiu o Ensino Fundamental ou Médio, quanto para estudantes que foram reprovados em disciplinas específicas no ensino regular. Nesses casos, o aluno pode se matricular para cursar e eliminar apenas as matérias em que teve reprovação.

Como funciona o modelo semipresencial

Diferente das escolas tradicionais e da EJA regular com turmas diárias fixas, o CESEC oferece total flexibilidade. O aluno estuda de forma semipresencial e autônoma, no seu próprio ritmo.

  • Frequência flexível: O estudante recebe o material didático, estuda em casa e comparece à escola para receber orientação dos professores, tirar dúvidas e fazer as avaliações.

  • Sem tempo fixo: Não existe uma carga horária diária obrigatória a cumprir. Quanto mais o aluno frequenta o ambiente escolar para tirar dúvidas e realizar os testes, mais rápido ele conclui os estudos.

  • Banca Permanente de Avaliação: O aluno agenda e realiza as provas de eliminação (chamadas de Teste de Unidade) mediante autorização do professor, assim que se sentir preparado.

A escola conta com estrutura completa com laboratório de informática, biblioteca, atendimento individualizado e espaços de estudos em grupo. As disciplinas são divididas em módulos (de 5 a 8 provas). Para ser aprovado, o aluno precisa atingir o mínimo de 50% de acerto em cada prova. Caso não atinja a nota, há um intervalo de 48 horas para refazer o teste.

Requisitos e Documentação

Idade Mínima:

  • Ensino Fundamental: Mínimo de 15 anos. (Grade: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Inglês e Artes).

  • Ensino Médio: Mínimo de 18 anos. (Grade: Língua Portuguesa e Literatura, Matemática, História, Geografia, Biologia, Química, Física, Inglês, Artes, Filosofia e Sociologia).

Horário de Matrícula: As matrículas ficam abertas durante o ano inteiro e podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h.

Documentos necessários (Original e Cópia):

  • 2 fotos 3×4;

  • Histórico Escolar ou Declaração de Transferência original;

  • CPF e Carteira de Identidade (RG);

  • Título de Eleitor com comprovante de votação da última eleição;

  • Certidão de Nascimento (para menores de 18 anos) ou Certidão de Casamento;

  • Certificado de Reservista (para homens entre 18 e 45 anos);

  • Conta de energia elétrica atual.

Serviço e Contato

  • Localização: Rua Ceará, 488, Centro – Patos de Minas.

  • Telefone Fixo: (34) 3821-1950

  • WhatsApp para Dúvidas: (34) 9 9773-8765

<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>