Como de costume nos pleitos eleitorais, o patense preferiu comparecer as sessões eleitorais pela manhã. Em alguns locais de votação, teve eleitor que chegou pouco depois das 6 horas da manhã. Em frente à Escola Paulo Borges, já havia uma enorme fila. A maioria dos candidatos a deputados estadual e federal com domicilio eleitoral na cidade, também preferiram votar pela manhã. Patos de Minas tem 114.130 eleitores aptos a votar. As seções de votação ficam abertas até às 17hs. Um trecho da Rua Major Gote esta interditado entre a Rua Farnese Maciel e a José de Santana para acesso ao cartório eleitoral. Houve congestionamento de veículos na Avenida Getúlio Vargas.
Na cidade foram relatados alguns problemas de manhã. Duas urnas eletrônicas na Escola Santa Terezinha pararam de funcionar e tiveram que ser substituídas. Eleitores reclamaram da demora, alguns esperando mais de 1 hora para votar com enormes filas na porta das seções. Eleitores também reclamaram de um problema em uma urna Escola Estadual Professor Modesto que teve que ser substituída. Na Escola Municipal Maria Inês Rubinger teve atraso no inicio da votação, assim como em uma seção no antigo shopping. No colégio Nossa Senhora das Graças, uma urna foi transferida para outra sala. A justiça eleitoral disponibilizou 40 urnas de contingencia para substituição nas duas zonas eleitorais, a 330 e 210 em Patos de Minas, Lagoa Formosa, Varjão de Minas e São Gonçalo do Abaeté.
A dificuldade no reconhecimento da biometria, nos eleitores que a possuem, também está atrasando a votação em algumas seções. Nos locais com maior número de seções como nas escolas, Zama Maciel e Marcolino de Barros a movimentação tem sido tranquila. Outro problema recorrente tem sido o derrame de santinhos de candidatos em frente aos locais de votação, o que é proibido de acordo com a lei.