Nesta quarta-feira (26/10), o efeito das pesquisas de intenção de voto na disputa eleitoral esteve em foco no DEBATE 98, com a presença do professor Ronaldo Pereira Caixeta, que é diretor do Instituto de Pesquisas Aplicadas e Consultoria (INPAC). A conversa foi conduzida por Jota Ramalho, José Afonso e Edvar Santos. O bate-papo também contou com a participação de ouvintes da Rádio Clube 98.
Na oportunidade, Ronaldo Caixeta falou sobre a confiabilidade das pesquisas, destacando como funcionam suas metodologias, e avaliou os cenários apontados no 1º turno das ELEIÇÕES 2022.
De acordo com o diretor do INPAC, além dos percentuais de erro propostos, é necessário avaliar também as possíveis imprecisões no processo de aplicação. O especialista relembrou que os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foram atualizados pela última vez em 2010, o que compromete a análise de grupos pesquisados.
As tendências apontadas nas pesquisas, a abstenção eleitoral e a análise do atual cenário para o 2º turno das ELEIÇÕES 2022 estiveram entre os assuntos em destaque no programa.
O convidado e a bancada do programa desta quarta-feira (26/10) discutiram também as possíveis articulações dos candidatos em disputa no 2º turno após estudos minuciosos dos resultados da corrida eleitoral em cada município brasileiro, incluindo as mensagens dos presidenciáveis direcionadas a determinadas localidades.
Ronaldo Caixeta destacou que as pesquisas são mais uma fonte de informação, mas ressaltou que o eleitor não deve se pautar no resultado das pesquisas para definir seu voto mas, sim, em suas convicções.
Confira o DEBATE 98 desta quarta-feira (26/10) na íntegra:
Uma resposta
Só voto em quem está na frente nas pesquisas, nunca perco voto…