Educador discute política de cotas apenas para estudantes da rede pública de ensino e outros assuntos, no Debate 98

Ele defende que as cotas não sejam eternas, porém que haja investimentos nas escolas públicas

Na última quinta-feira (03/08), a situação atual da educação no Brasil foi o tema do DEBATE 98. O programa contou com a presença da educador Jamil Bastos Safatle. A conversa foi conduzida por Jota Ramalho, Edvar Santos e José Afonso e recebeu a participação de ouvintes da Rádio Clube 98.

Jamil Bastos iniciou o Debate 98 relembrando a história do Colégio Leonardo Da Vinci e trazendo um pouco do que o educandário entende como “pré-vestibular”, o que contribui para as aprovações da instituição em cursos do ensino superior e outros.

“Pré-vestibular é tudo que vem antes do vestibular. Então, se o aluno faz o ensino fundamental e médio bem feito, ele está fazendo um pré-vestibular bem feito”, defende.

O educador também falou sobre sua perspectiva de mudança no ensino no país com a alteração de governo, ressaltando que ainda há uma “instabilidade” no que é proposto e colocado em prática pelo atual governo.

Questionado, Jamil Bastos também comentou sobre a política de cotas nas universidades, argumentando que ela é necessária, mas que não deve ser eterna. Segundo o educador, junto a ela, as esferas governamentais devem investir “mesmo” nas escolas públicas.

“Para que essas escolas comecem a melhorar e fazer com que o aluno dela tenha orgulho de fazer um vestibular e ser aprovado concorrendo com outros alunos de outras escolas. […] O que não pode acontecer é ‘é assim mesmo, as escolas continuam do jeito que está e nós vamos continuar com as cotas'”

Cotas para estudantes de escolas particulares; a história do Colégio em Patos de Minas; as inovações adotadas pela instituição de ensino; o aproveitamento de graduandos pelas instituições públicas de ensino superior no país e outros assuntos também estiveram em pauta do programa da última quinta-feira (03/08).

Confira o DEBATE 98: