Nesta terça-feira (22/03), o comentarista do Sistema Clube, Professor Braz Paulo, falou sobre o tratamento oncológico em Patos de Minas, um dos principais problemas enfrentados na saúde pública patense. Após o fechamento do Hospital São Lucas, o serviço que pertencia a unidade hospitalar foi descredenciado pelo Ministério da Saúde.
Os pacientes que já estavam em tratamento no Centro Oncológico AZ Noroeste, continuam em tratamento de quimioterapia e de radioterapia, sendo custeado pela Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas. Porém novos pacientes diagnosticados com câncer, estão sendo encaminhados para Uberaba, hospital Hélio Angotti e Belo Horizonte.
Após ouvir relatos de pacientes e de pessoas diretamente ligadas a luta pelo retorno do atendimento oncológico em Patos de Minas, o professor e comunicador classificou o atual cenário enfrentado para os pacientes diagnosticados com câncer em Patos de Minas como aterrador.
O comunicador destacou a angústia de familiares, amigos e pacientes com esse cenário de incerteza. O professor e comunicador voltou a ressaltar a importância de representatividade política em Patos de Minas principalmente para mediar causas de interesse coletivo da população.
“Quando falamos em tempo, uma semana pode ser a diferença entre a vida e a morte para um paciente oncológico, deixa a gente muito apreensivo, é um cenário muito preocupante,” afirmou o comunicador.
Confira a entrevista na íntegra: