E-commerce é tema de palestra no Sindivest

Convidados repassaram informações e dicas para implementar vendas pela internet

Diante do avanço da tecnologia, a adoção de estratégia de e-commerce para alavancar as vendas é imprescindível. Com o objetivo de repassar as experiências neste mercado on-line, o Sindivest (Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário de Patos de Minas e Alto Paranaíba) promoveu, essa semana, uma palestra sobre o assunto. A palestra fez parte de uma ação do Sindivest denominada Momento Aprendizagem, em que, a cada reunião, haverá a apresentação de temas sugeridos pelos associados. A primeira edição trouxe os palestrantes: o empresário Alex Fabiano Pires e o consultor Fábio Miranda, da Companhia da Moto.

Os dois apresentaram as etapas percorridas pela empresa para se inserir no mercado e conseguir a relevância nacional e, com isso, aumentar as vendas. “Hoje, a nossa maior receita vem das vendas on-line”, comentou Alex. De acordo com ele, para se alcançar esses resultados, a empresa contratou o consultor Fábio, que possui grande expertise na área, com dedicação por 24 horas no e-commerce.

Durante a exposição, eles transmitiram dicas interessantes, entre elas, a necessidade de análise constante do mercado, da concorrência e da própria empresa; e o foco na divulgação de somente um produto que seja muito requisitado e que tenha em quantidade suficiente no estoque, no início das operações.

Segundo eles, os pontos importantes para se afirmar neste mercado são: criar um CNPJ específico da empresa para atender as vendas on-line; estar inserido em importantes marketplaces (como Amazon, Mercado Livre e outros); considerar as ações de e-commerce como um setor primordial, com a contratação de profissional exclusivo para esse atendimento. “É um trabalho contínuo, inclusive, aos sábados, domingos e feriados. Afinal, é nas horas livres que as vendas acontecem com maior volume”, complementou Fábio.

Os gargalos que eles enfrentaram foram: carga tributária que incide sobre os produtos (tanto no mercado on–line quanto nas vendas em lojas físicas) e a logística. “Os clientes têm pressa em receber o seu produto e, a cada dia, a logística está mais ágil, com a entrega dos produtos no menor tempo, para qualquer parte do país”, comentou. Para solucionar esta questão de logística, o empresário Alex observou que teve que investir em caminhões e, mais recentemente, recebeu convite do Mercado Livre para, dentro no próprio espaço, abrir uma filial em São Paulo.

“Qualquer setor tem condições de alcançar melhores resultados, por meio do e-commerce, basta ser bem orientado, planejar as ações de forma bem estratégica; ter produto em quantidade suficiente para entregar e saber impulsionar os produtos. Assim, o crescimento é rápido”, analisou o consultor.

O presidente do Sindivest, Jeovane Geraldo da Silveira, destacou a importância de se debater questões como esta, para possibilitar aos associados, novas alternativas de mercado e alavancar negócios.

Fonte e Fotos: Ascom FIEMG