Ouça ao Vivo:

Duas escolas de Patos de Minas implantarão o programa Cooperjovem

Nesta primeira etapa a escola Norma Borges Beluco, com 95 alunos de três turmas do 9º ano, e a escola Professor Aristides Memória (CAIC), com 208 alunos de nove turmas do 6º ao 9º ano, desenvolverão iniciativas de educação cooperativista em sala de aula.

A Rede Coop Patos de Minas (união das 13 cooperativas), com o apoio da Prefeitura Municipal e Sebrae/MG, através de carta assinada em março de 2022, aderem para as escolas de anos iniciais o Programa Cooperjovem que é desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) junto ao Sistema Ocemg e tem como objetivo contribuir para a formação de educadores e crianças a partir da disseminação da cultura cooperativista.

Nesta primeira etapa a escola Norma Borges Beluco, com 95 alunos de três turmas do 9º ano, e a escola Professor Aristides Memória (CAIC), com 208 alunos de nove turmas do 6º ao 9º ano, desenvolverão iniciativas de educação cooperativista em sala de aula.

No sábado (02/04), em parceria com o Sicoob Credicopa, houve o treinamento presencial com 25 professores, no auditório da Sede da cooperativa. O próximo encontro acontecerá de forma remota.

Foto: Ascom Rede Coop Patos de Minas

A analista de educação e desenvolvimento sustentável do Sistema Ocemg, Fabiana Pereira, que coordena o Cooperjovem fala da alegria em trazer para a cidade um programa novo e reformulado. “O Cooperjovem está diretamente alinhado com as competências da Base Nacional Comum Curricular e promove educação cooperativista, empreendedora, financeira e ambiental. O conteúdo ministrado no treinamento aos professores tem carga horária de 24 horas”, resume.

Para o coordenador da Rede Coop Patos de Minas, Ronaldo Siqueira Santos, o Cooperjovem é uma das ferramentas mais importantes dentro do cooperativismo. “Investimos na formação de professores, para orientá-los na aplicação dos princípios cooperativistas em suas práticas pedagógicas. Com o Cooperjovem, já na infância, podemos estimular o processo de cooperar e mostrar os benefícios de agir em cooperação. Essa formação com certeza fará, dessas crianças, adultos melhores”, acredita.

O gerente regional do Sebrae/MG Noroeste e Alto Paranaíba, Marcos Alves, ressalta que o Cooperjovem é “uma ação importante que visa tratar principalmente a educação cooperativista junto aos jovens da rede de ensino municipal e visa mostrar nossas crianças e nossos jovens para crescerem preparados e acreditando que a cooperação é a motivação para um mundo melhor”.

A Secretária Municipal de Educação, Sônia Maria da Silveira, explica que o programa irá acrescentar tanto para os alunos quanto para os professores. “Para a Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Educação, abraçar esse empreendimento favorece aos alunos e aos professores e nesse momento estudar o que é o cooperativismo está dentro da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que faz parte do projeto de vida tanto integral quanto para a vida profissional.

Por meio da educação e do cooperativismo, o Programa Cooperjovem fará a diferença na vida de seus participantes e, dessa forma, esse impacto positivo é será ampliado para beneficiar toda a comunidade.

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui
<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>