Dia do Radialista é marcado pelos 26 anos da partida do comunicador Patrício Filho, em Patos de Minas

Estúdio da Rádio Clube 98 leva o nome do comunicador

Nesta quinta-feira (21/09), é comemorado no Brasil o Dia do Radialista. Em Patos de Minas, a data possui um peso ainda maior. Hoje, completa 26 anos da partida do grande mestre do rádio patense, Wulfrano Patrício, o eterno radialista Patrício Filho.

O radialista, que marcou a história do rádio em Patos de Minas e em toda região, nasceu em Ouro Fino, no sul de Minas. Ele chegou à Capital Nacional do Milho em 1949, levando simplicidade, carisma, profissionalismo, dedicação e sinceridade ao ouvintes da antiga Rádio Clube AM.

Além de exímio comunicador, Patrício Filho também foi vereador em Patos de Minas por quatro mandatos e lutou por diversas causas que influenciaram diretamente no desenvolvimento de Patos de Minas, no eixos social, de infraestrutura e cultural.

Patrício Filho e Sebastião Alves do Nascimento “Binga” deram início à tradicional Campanha de Folias de Reis, que se tornou um verdadeiro patrimônio cultural e social de Patos de Minas. O movimento, iniciado na década de 60 e que ainda é realizado em 2022, tem como objetivo a preservação do folclore e da cultura, assim como arrecadação financeira para o Dispensário São Vicente de Paulo, que atende centenas de famílias necessitadas.

Coincidentemente, foi exatamente no dia 21 de setembro de 1997, Dia do Radialista, que o “campeão de audiência”, o eterno radialista Patrício Filho faleceu, deixando muita saudade e reconhecimento de diversas gerações.