Celebrado nesta quarta-feira (20), o “Dia Nacional de Zumbi” como também é conhecido o “Dia da Consciência Negra” reafirma a importância da população negra na história do país, incentiva a reflexão sobre a escravidão e seus legados e fomenta a discussão sobre igualdade racial e direitos humanos.
A data foi criada por meio da lei 12.519/2011 onde também é lembrado o assassinato de Zumbi dos Palmares, símbolo da luta contra o racismo no Brasil. Após o decreto da Lei nº 14.759/2023, o Dia da Consciência Negra foi transformado em feriado nacional.
Em entrevista concedida a Rádio Clube98, o professor Omar Gonçalves do Amaral, que promove as discussões sobre o Dia da Consciência Negra nas escolas de Patos de Minas desde o ano de 2001, ressaltou a importância de se debater a data em sala de aula.
” Eu costumo dizer que a escola é um lugar plural e infelizmente quando a gente faz os debates e os projetos com apresentações artísticas, nós percebemos que o preconceito étnico vem de casa. Quando alunos de 12 a 14 anos vem até mim dizendo que o pai usa expressões racistas em casa, isso é preocupante.” Disse o professor.
Confira a entrevista completa com o Professor Omar do Amaral: